COB assina acordo que beneficia crianças e adolescentes

Acordo extingue processos por compromissos que COB não cumpriu

Publicado em 27/11/2020 - 13:49 Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) irá depositar R$ 2 milhões em favor do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, além de doar dez tochas olímpicas para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os compromissos estão previstos em termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado quinta-feira (26) e homologado junto ao Ministério Público. 

O termo foi firmado em audiência especial realizada pelo juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, da 1ª Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). 

O acordo foi feito para que fossem extintos 140 processos resultantes de compromissos que  beneficiariam políticas públicas na área da infância e juventude que deveriam ter sido cumpridos pelo COB na época da Olimpíada de 2016, disputada no Rio de Janeiro. As multas pendentes e os autos de infração ocorridos no período dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos chegavam a cerca de R$ 4 milhões. 

O Fundo Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente do Rio de Janeiro é composto de doações de pessoas físicas e jurídicas que visam atender projetos envolvendo crianças em situação de vulnerabilidade. 

Cabe ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente decidir qual projeto, ação ou programa receberá o dinheiro doado pelo COB. Os recursos devem, obrigatoriamente ser destinados à área da infância e juventude.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias