Invalid Scald ID.

Kobe: para investigadores, desorientação de piloto causou acidente

Conselho de Segurança dos Transportes apontou causa de desastre

Publicado em 09/02/2021 - 20:21 Por David Shepardson - Washington (EUA)

O Conselho de Segurança dos Transportes dos EUA (NTSB, na sigla em inglês) citou nesta terça-feira (9) “má tomada de decisão” do piloto como a causa provável do acidente de helicóptero que matou o astro do basquete Kobe Bryant, sua filha e outras sete pessoas em janeiro de 2020, afirmando que o piloto ficou desorientado e não seguiu regras para voo em tempo nublado.

O NTSB citou a “má decisão de voar em excesso de velocidade” do piloto Ara Zobayan. A entidade disse que as condições climáticas resultaram na “desorientação espacial e perda de controle” do piloto.

O conselho também citou uma “provável pressão autoinduzida” de Zobayan para completar o voo.

Zobayan disse aos controladores de tráfego aéreo que seu helicóptero estava saindo por cima de nuvens pesadas quando na verdade a aeronave estava descendo. Imediatamente depois disso o helicóptero se chocou com uma encosta de morro próxima da cidade de Calabasas (Califórnia), informou a agência. Zobayan estava entre os mortos no acidente com o helicóptero Sikorsky S-76B em uma área montanhosa nas imediações de Los Angeles.

Bryant, de 41 anos, que participou de 18 edições do All-Star Game (jogo das estrelas) da NBA (liga de basquete profissional dos Estados Unidos), pelo Los Angeles Lakers, viajava com sua filha de 13 anos, Gianna, duas outras meninas e vários amigos para um torneio de basquete no momento do acidente, que chocou admiradores e fãs do esporte no mundo todo.

O NTSB também citou a empresa que operava o helicóptero, a Island Express Helicopters, por “revisão e supervisão inadequada de seus processos de gerenciamento de segurança”. Advogados da empresa não comentaram a declaração imediatamente.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.