Olimpíada: cortes em razão da covid-19 impactam programa antidoping

Wada teve 20% de redução de equipe em relação os Jogos Rio 2016

Publicado em 14/04/2021 - 17:14 Por Steve Keating - Toronto (Canadá)

Os credenciamentos antidoping para a Olimpíada de Tóquio foram cortados devido à covid-19, mas a principal equipe responsável por  realizar os jogos sem drogas permanecerá intacta, disse o chefe da Agência Internacional de Exames (ITA) à Reuters.

A Agência Mundial Antidoping (Wada) também será afetada por uma redução de 20% em sua equipe de Observadores Internacionais (IO) na comparação com a Rio 2016.

"O Comitê Olímpico Internacional (COI) entendeu muito bem que não se pode brincar com algumas das funções principais de que se precisa nos Jogos, e por sorte não fomos assim tão afetados", disse o diretor-geral da ITA, Ben Cohen.

"Tivemos vários credenciamentos para especialistas de agências nacionais diferentes que queríamos convidar para participarem da instalação do programa, e estes não deram certo, mas para a principal equipe do ITA, por sorte, isto foi mantida".

"Temos a equipe que foi decidida bem no início, mais de 25 no local", acrescentou.

A presença da Wada nos Jogos de Tóquio também será reduzida, a equipe de observadores foi reduzida de dez para oito e programas educativos foram descartados.

"Temos confiança de que a equipe de Observadores Internacionais conseguirá cumprir seu papel importante eficazmente dentro do que será uma série de circunstâncias únicas neste ano", disse a Wada à Reuters em um email.

A covid-19 apresenta vários desafios para a ITA, particularmente a respeito de testes fora das competições dos Jogos. Como os atletas só podem ir à Vila Olímpica cinco dias antes de seus eventos, os competidores poderiam se espalhar pelo Japão, criando uma dor de cabeça logística para as autoridades de controle de doping.

Últimas notícias