Homem é preso por ofensa racial contra jogador do West Bromwich
Um homem que cometeu uma ofensa racial contra Romaine Sawyers, meio-campista do West Bromwich, na internet recebeu uma pena de prisão de oito semanas nesta quinta-feira (30).
Simon Silwood, de 50 anos, atacou Sawyers depois que o West Bromwich perdeu de 5 a 0 para o Manchester City em uma partida pelo Campeonato Inglês em janeiro. O Tribunal dos Magistrados de Birmingham o considerou culpado por ter publicado "uma mensagem grosseiramente ofensiva".
O West Bromwich baniu Silwood de seus jogos pelo resto da vida no início deste mês.
A statement from Romaine Sawyers.
— West Bromwich Albion (@WBA) September 30, 2021
O Serviço de Promotoria da Coroa (CPS) disse que, durante seu interrogatório policial, Silwood admitiu ter postado uma mensagem em uma rede social depois de ficar aborrecido com a derrota, mas atribuiu o erro a um preenchimento automático de texto.
O juiz disse que a mensagem foi "motivada por, ou demonstrou, hostilidade com base na raça".
"Silwood escolheu deliberadamente uma palavra conhecida por ter conotações racistas claras para ofender um jogador de futebol devido à cor de sua pele. Tal comportamento não será tolerado no futebol e será processado pelo CPS", disse Mark Johnson, do CPS.
A corte ordenou Silwood a pagar 500 libras esterlinas como indenização e o mesmo valor em custos legais.
Vários jogadores foram alvo de ofensas raciais nos últimos meses, especialmente no Campeonato Inglês, e o futebol inglês intensifica a pressão para que as empresas de redes sociais façam mais para enfrentar o problema.
* Reportagem adicional de Mike Holden em Londres