Petrolífera russa Lukoil adquire clube de futebol Spartak Moscou

Agremiação entrou em crise financeira após invasão russa na Ucrânia

Publicado em 22/08/2022 - 15:49 Por Staff* - Moscou

A empresa petrolífera russa Lukoil disse nesta segunda-feira (22) que comprou o Spartak Moscou, clube da divisão de elite do futebol russo, bem como o estádio de Moscou em que a equipe joga suas partidas como mandante.

O Spartak está sofrendo com problemas financeiros após a intervenção militar da Rússia na Ucrânia, que provocou uma onda de sanções ocidentais contra Moscou e isolou ainda mais a comunidade empresarial russa.

Lukoil, que era a principal patrocinadora do Spartak há mais de duas décadas, disse que a aquisição de 100% do clube significa que o proprietário de longa data e presidente, Leonid Fedun, renunciará a todas as suas funções administrativas.

Fedun deixou o cargo de vice-presidente da Lukoil em junho. O bilionário comprou o clube em 2004, quando o Spartak passava por sérias dificuldades financeiras.

"Quero expressar minha sincera gratidão aos meus amigos e colegas da Lukoil por concordarem em apoiar um projeto social tão significativo como o Spartak nesta situação difícil", disse Fedun em comunicado no site do clube.

Em maio, a Nike rescindiu seu contrato de patrocínio com o Spartak, 10 vezes campeão do Campeonato Russo, porque o clube não participará das competições europeias na próxima temporada devido às ações da Rússia na Ucrânia.

O Spartak Moscou também desmantelou sua equipe de divisão inferior, citando dificuldades financeiras e a necessidade de cortar seu orçamento.

Últimas notícias