Libertadores Feminina: Palmeiras faz final inédita com Boca Juniors
![Staff Images Woman/Conmebol/Direitos Reservados troféu libertadores feminina](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Palmeiras pode fazer história na noite desta sexta-feira (28), pois disputa pela primeira vez o título da Copa Libertadores de futebol feminino. As Palestrinas têm a possibilidade de conquistar as Américas diante de outro finalista inédito, o Boca Juniors (Argentina), a partir das 19h (horário de Brasília) no estádio Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), em Quito (Equador).
🥳 ¡Finalistas confirmados! @BocaJrsOficial y @Palmeiras_FEM se enfrentarán en la gran final de la CONMEBOL #LibertadoresFem.
— CONMEBOL Libertadores Femenina (@LibertadoresFEM) October 27, 2022
🏆 ¿Quién obtendrá su primera Copa?
⏰ 28/10 - 17hs 🇪🇨 | 19hs 🇦🇷 🇧🇷 #LaGloriaEsDeEllas pic.twitter.com/cw8gRZjfTu
Em sua primeira Libertadores Feminina, o Verdão faz uma campanha impressionante, com 100% de aproveitamento até aqui (com 15 gols marcados e apenas dois sofridos).
E uma possível conquista da competição continental seria a cereja do bolo da retomada do futebol feminino no Palmeiras, que teve início em 2019. Desde então a equipe paulista conquistou a Copa Paulista em duas oportunidades (2019 e 2021) e foi vice do Brasileiro (2021).
“Sabemos da importância da competição. Temos que dar o nosso melhor. Trabalhamos muito e nos preparamos bem. Agora, estamos na final e vamos fazer o melhor para ganhar”, declarou a lateral Katrine.
⭐📷 O @Palmeiras_FEM segue escrevendo sua história na CONMEBOL #LibertadoresFEM! O próximo desafio será a Final em busca do 🏆. #AGlóriaÉDelas pic.twitter.com/JFUUR5htJS
— CONMEBOL Libertadores Femenina (@LibertadoresFEM) October 27, 2022
Do outro lado do gramado estará outro finalista inédito, o Boca Juniors. As Gladiadoras, alcunha pela qual as jogadoras da equipe argentina são conhecidas, chegam à decisão com uma campanha de dois empates e três vitórias, uma delas de 2 a 1 sobre o atual campeão Corinthians nas quartas de final.
A grande arma da equipe argentina na decisão é a atacante Yamila Rodríguez, artilheira da última edição da Copa América de futebol feminino com seis gols. Na Libertadores, a camisa 11 do Boca é uma das artilheiras das Gladiadoras na competição, com três tentos.
¡Buen día, finalistas! 💪😁⚔️#DaleBoca 🔵🟡🔵#LibertadoresFEM pic.twitter.com/I7RIBXrUsU
— Boca Juniors (@BocaJrsOficial) October 26, 2022
Hegemonia brasileira
Caso o Palmeiras vença, o Brasil ampliará a sua hegemonia na Libertadores feminina, que é de 10 títulos. As equipes mais vencedoras da competição são brasileiras: Corinthians (2017, 2019 e 2021) e São José (2011, 2013 e 2014). Já Santos (2009 e 2010) e Ferroviária (2015 e 2020) têm dois cada. Por outro lado, a Argentina busca sua primeira conquista na Libertadores feminina.
![Reuters/Mike Segar/Poibida reprodução Elon Musk gestures at the podium inside the Capital One arena on the inauguration day of U.S. President Donald Trump's second term, in Washington, U.S., January 20, 2025. Reuters/Mike Segar/Poibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo: Agência Brasil Indústrias](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Caminhões trafegam pela BR-040](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)