Transporte público não estará pronto para Jogos, diz prefeita de Paris

Outra preocupação de Anne Hidalgo é a situação dos sem-teto na cidade

Publicado em 23/11/2023 - 13:19 Por Julien Pretot* - Paris

Paris não estará pronta para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 em termos de transporte público e abrigo para os sem-teto, disse a prefeita da cidade, Anne Hidalgo.

"Haverá lugares onde o transporte [público] não estará pronto porque não haverá trens suficientes e nem com frequência suficiente", disse Hidalgo ao programa de notícias Quotidien, em uma crítica velada à presidente da região administrativa de Paris, Valérie Pécresse.

Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, durante congresso de prefeitos da França em Paris
21/11/2023 REUTERS/Sarah Meyssonnier
Além do transporte público, prefeita de Paris está preocupada com situação dos sem-teto. ""Não quero tirá-los de lá e escondê-los [durante a Olimpíada]. Deve haver um legado social", disse Anne Hidalgo. - Reuters/Sarah Meyssonnier/Direitos Reservados

O Conselho Regional da Île de France (região de Paris), liderado pela conservadora Pécresse, é responsável pelos transportes na região.

Hidalgo disse que o governo federal também é "um pouco" responsável pela situação, acrescentando: "Mas nós fazemos tudo isso juntos, então também estou preocupada".

A socialista Hidalgo disse que a estação do RER (trem expresso regional) em Porte Maillot, no oeste de Paris, não estará pronta para os Jogos de 26 de julho a 11 de agosto.

No entanto, Pécresse escreveu na plataforma X: "Nós estaremos prontos. É um grande esforço coletivo que não deve ser denegrido por uma prefeita ausente".

Hidalgo acrescentou que a situação dos sem-teto na capital é outra questão importante.

"Não quero tirá-los de lá e escondê-los [durante a Olimpíada]. Deve haver um legado social", disse Hidalgo.

"Queremos criar moradias onde eles possam ficar já neste inverno e estamos tratando disso com as autoridades regionais e o Estado, e todos concordamos que temos de avançar - mas não estamos prontos."

* É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias