Brasil garante vaga na prova do revezamento misto dos Jogos de Paris
Classificação foi alcançada por Caio Bonfim e Viviane Lyra
Publicado em 21/04/2024 - 18:13 Por Agência Brasil - Rio de Janeiro
Os brasileiros Caio Bonfim e Viviane Lyra garantiram a participação do Brasil na prova de revezamento misto da próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Paris (França), ao garantirem, neste domingo (21), a 5ª posição do Mundial de marcha atlética disputado em Antalya (Turquia) com o tempo de 2h59min55s.
🚨MAIS UMA VAGA CONFIRMADA!🚨
— Time Brasil (@timebrasil) April 21, 2024
Viviane Lyra e Caio Bonfim carimbaram a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 no revezamento misto! 🏃🏃♀️🇫🇷
A confirmação veio com o quinto lugar no Mundial de Marcha Atlética em Antalya, na Turquia 🇹🇷
Parabéns! 🤩🇧🇷 pic.twitter.com/WeuOZ43HLY
Na Turquia, os dois marchadores, que também já têm índices olímpicos para as provas individuais dos Jogos de Paris, ficaram atrás apenas das equipes da Itália (2h56min45s), do Japão (2h57min04s), da Espanha (2h57min47s) e do México (2h59min21s).
A posição final dos atletas na prova até poderia ser melhor, pois Viviane liderava a última etapa da disputa. Porém, a brasileira recebeu uma punição da arbitragem por tirar os dois pés do chão ao mesmo tempo (movimento que é proibido nesta modalidade). Com isso a equipe do Brasil teve uma pena de dois minutos, o que a levou para a 7ª posição. Mas o time brasileiro se recuperou e conseguiu finalizar na 5ª colocação.
“Estamos felizes pela vaga. Com tudo isso, fomos quinto e sabemos que nós temos condições de disputar de igual para igual com todos os atletas, mas a arbitragem é soberana. Vamos continuar trabalhando, melhorar o que for preciso e seguir em frente”, declarou a treinadora de Caio Bonfim, Gianetti Sena Bonfim, à assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo.
Outro destaque do Brasil na competição foi a pernambucana Érica Sena, que comemorou a medalha de bronze na prova individual de 20 km com o tempo de 1h29min22s, ficando atrás da peruana Kimberly García León (1h27min12s) e da chinesa Zhenxia Ma (1h27min55s).
* Matéria atualizada com mais informações sobre a prova.
Edição: Fábio Lisboa