Amigos de José Dirceu antecipam campanha para arrecadar valor de multa

Publicado em 13/02/2014 - 12:15 Por Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Amigos e parentes do ex-ministro José Dirceu lançaram, ontem (13), um site para arrecadar doações para pagar a multa imposta pela Justiça, resultante da condenação na Ação Penal 470, o processo do mensalão. A página segue o mesmo padrão das criadas para o ex-presidente do PT José Genoino e para o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, condenados no mesmo processo.

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Dirceu foi condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha a sete anos e 11 meses de prisão, além de multa de R$ 971.128,92. O site foi ao ar antecipadamente, antes que a Vara de Execuções Penais publicasse a certidão de cobrança da multa imposta ao ex-ministro.

Na página da campanha intitulada Apoio a Dirceu, militantes explicaram que o movimento foi antecipado em função de informações de que os prazos para quitação da multa estão sendo encurtados pela Justiça. “Tomamos a decisão de não mais esperar e iniciar a campanha já. É chegada a hora de reparar injustiças e mostrar que a solidariedade é capaz de mudar a história”.

O site mostra um tom confiante no resultado da campanha ao destacar que “são muitos os companheiros que, nestes últimos oito anos, se mostraram solidários a Dirceu e conscientes da verdade”. Os criadores da página, que assinam como Amigos do Zé, explicam o passo a passo para fazer a doação e também alertam que é preciso declarar qualquer contribuição no Imposto de Renda.

Edição: Davi Oliveira

Últimas notícias