Prefeitura do Rio implode mais um trecho da Perimetral no domingo

Publicado em 16/04/2014 - 11:46 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro vai implodir no domingo (20) de Páscoa, às 7h, um trecho de 300 metros do Viaduto da Perimetral, na altura da Praça Mauá, zona portuária da cidade. Numa primeira etapa, em novembro passado, foi implodido o primeiro trecho de 1.050 metros entre as ruas Professor Pereira Reis e Silvino Montenegro, também junto à Praça Mauá. Em fevereiro, começou a segunda etapa do processo de remoção da Perimetral com a retirada de um trecho de 1.163 metros do viaduto por demolição a frio (desmonte sem implosão), da Praça Mauá à Avenida General Justo.

O Elevado da perimetral foi implodido em novembro de 2013

A primeira etapa da implosão do Elevado da Perimetral foi em novembro de 2013Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

Com a implosão de hoje, a prefeitura entra na terceira etapa de remoção do viaduto, localizado entre prédio da Polícia Federal e o 1º Distrito Naval, em frente à Praça Mauá. Para este trecho a técnica da implosão é a mais indicada devido à característica da edificação, composta por três vãos de concreto armado com cabos de aço.

Como na primeira etapa, a implosão será controlada por equipamentos e tecnologia de ponta, como sismógrafos que monitoram os efeitos da detonação. Dentre as medidas de segurança programadas, estão telas e tapumes de proteção que serão instaladas ao longo de todo trecho da implosão. Vistorias cautelares na área de influência em todos os prédios do entorno asseguram o monitoramento das condições de cada imóvel. Alguns edifícios receberão tratamento especial, como o Museu de Arte do Rio, próximo à área de implosão, que não abrirá as portas ao público de domingo (20) à quinta-feira (24).

Após a implosão, equipes da prefeitura do Rio e da Concessionária Porto Novo, empresa responsável pela execução das obras e prestação dos serviços públicos da Operação Urbana Porto Maravilha, farão a limpeza do trecho para liberação da Avenida Rodrigues Alves. O serviço de retirada de entulho vai durar quatro dias e a previsão é de que a Rodrigues Alves seja reaberta às 5h de quinta-feira (24).

Assim como na implosão do primeiro trecho da Perimetral, moradores, trabalhadores e comerciantes na região de influência direta (a menos de 150 metros da área da implosão) deverão deixar seus imóveis antes da ação, a partir das 5h da manhã do dia 20. Equipes farão varredura do local e todos os imóveis da área de influência deverão estar desocupados até as 6h.

Aproximadamente 300 pessoas serão deslocadas de seus estabelecimentos antes da detonação, número reduzido pelo fato de a operação ser em um domingo e durante um feriado, quando grande parte do comércio estará fechado. Equipes da Concessionária Porto Novo e da Secretaria Municipal da Defesa Civil vão orientar os moradores sobre a saída dos imóveis e levá-las até o ponto de encontro preestabelecido.


Fonte: Prefeitura implode domingo mais um trecho da Perimetral

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias