“É uma irresponsabilidade com o cidadão”, diz ministro sobre greve em São Paulo

Gilberto Carvalho disse esperar que as paralisações de diversas

Publicado em 21/05/2014 - 11:16 Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, dá entrevista ao Bom Dia, Ministro sobre a Política e o Compromisso nacionais pela Participação Social, cujo objetivo é fortalecer o

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, dá entrevista ao Bom Dia, Ministro ABR; Elza Fiuza

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse hoje (21) que a greve dos rodoviários em São Paulo é lamentável e uma "irresponsabilidade". “É lamentável o que ocorreu em São Paulo, uma greve imprevista, não anunciada, uma irresponsabilidade para com o cidadão.”

A paralisação em parte do serviço de transporte público na capital paulista ocorre desde ontem (20) devido ao protesto de um grupo de motoristas e cobradores contrários à proposta de negociação salarial aprovada em assembleia da categoria no dia 19.

Durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços, o ministro ressaltou que espera que as paralisações de diversas categorias se reduzam à medida que a Copa do Mundo se aproxima.

“Esperamos que haja bom-senso, que, na medida em que vá chegando a Copa, esses protestos se reduzam e que de fato as pessoas saibam que elas não podem punir a população em busca de um objetivo setorial. Fazer esse aproveitamento de oportunidade é uma coisa perigosa e que pode se voltar contra a própria categoria. Vamos trabalhar no diálogo e não na repressão até o último dia da Copa para que as pessoas tenham bom-senso e não provoquem prejuízos para o país em troca de interesses muito particulares e muito setorizados.”

Segundo Carvalho, o governo tem se preocupado com as manifestações e, por isso, ele fez uma rodada de debates nas 12 cidades-sede para conversar com movimentos sociais sobre o Mundial. Ontem, ele participou do último encontro chamado Diálogos Governo-Sociedade Civil: Copa 2014, na sede do Sindicato dos Bancários, em Brasília.

“Houve todo um movimento 'Não vai ter Copa', uma indisposição em relação à Copa do Mundo, que se deve muito à falta de uma comunicação adequada e de um conhecimento real das pessoas do que é a Copa. Espalhou-se infelizmente a ideia de que a Copa era um antro de corrupção, com a construção de elefantes brancos, com obras inacabadas, de paraíso da Fifa [Federação Internacional de Futebol] tirando dinheiro do Brasil.  Não é verdade que gastamos dinheiro público na Copa em detrimento da saúde e da educação. Não é verdade que as arenas estão se tornando em elefantes brancos.”

Ele acredita que, com as obras ficando prontas, as manifestações contra a Copa tendem a se reduzir. “O que vimos na quinta-feira passada foi que manifestações propriamente contra a Copa foi muito reduzido. Durante a Copa, as manifestações serão bem-vindas, mas as que são propriamente para protestar contra a Copa serão muito minoritárias”, avaliou.

A quinta-feira da semana passada foi marcada por protestos em várias cidades em um ato chamado Dia Internacional de Lutas contra a Copa, o 15M, em referência ao dia 15 de maio. Os gastos públicos com o torneio foram o principal alvo das manifestações, além das reivindicações de categorias que estão em greve.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias