Projeto une arte popular a futebol

Publicado em 15/06/2014 - 13:44 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Oficinas de grafite, de skate e de desenho, esta com o artista plástico Daniel Azulay, customização de camisas  e bonés da Copa do Mundo, entre outras atividades, fazem parte da programação do projeto Energia pra Torcer, que está sendo lançado oficialmente no estado do Rio neste domingo (15). O lançamento ocorre no Teatro  Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, na região metropolitana do Rio, com entrada franqueada ao público. Há também apresentações de street dance (dança de rua).

Meninos do Projeto Craques do Amanhã, que leva esportes como o futebol a comunidades carentes, participam também das festividades. A iniciativa no Rio de Janeiro tem o apoio da distribuidora de energia Ampla, do grupo Endesa Brasil, e visa a reforçar, por meio da arte urbana, a torcida pelo Brasil durante os jogos da seleção. Um show musical com o cantor Buchecha encerrará  o projeto, às 17h. No Ceará, o lançamento do Energia pra Torcer foi feito no último dia 4 pela Coelce, empresa também controlada pela Endesa.

Dez esculturas em formato de bolas de futebol, com 2 metros de diâmetro cada uma, serão pintadas por grafiteiros renomados no país e por um artista selecionado a partir de concurso promovido na internet. A responsável pela Área de Comunicação Externa da Endesa Brasil, Maria Fernanda de Freitas, disse que “quem curte grafite, poderá se encontrar lá com artistas grafiteiros conhecidos, da arte urbana, como Marcelo Ment”.

O vencedor do concurso no Rio foi Rodrigo Santana, o CB, morador de Petrópolis, município da região serrana fluminense, que tem a oportunidade de expor sua arte no local e ser reconhecido. No Ceará,  o selecionado foi Givago Rodrigues de Freitas, o Ioda, morador de Fortaleza.

Segundo Maria Fernanda, a exposição une o esporte com a arte. Depois, as bolas grafitadas  serão levadas para municípios do estado do Rio onde a Ampla atua, entre eles Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, Resende, Cabo Frio, Santo Antônio de Pádua, Teresópolis e Angra dos Reis. Em Niterói, serão instaladas bolas no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Terminal das Barcas e no Plaza Shopping.

Maria Fernanda disse que a ideia é que as pessoas possam conhecer mais da arte urbana, que engloba todo tipo de manifestação artística feita fora dos museus e que pode ser representada por meio da música, pintura, dança, moda, entre outros tipos de expressão. “As bolas vão ser pintadas com temáticas relacionadas a essas cidades e ao futebol. É uma contribuição também para a decoração dessas cidades para a Copa”.  As bolas ficarão expostas em praças públicas ou locais de grande circulação de pessoas, até o fim do Mundial.

No Ceará, as esculturas de bolas farão parte do cenário urbano da capital Fortaleza e serão levadas para as cidades do interior- Caucaia, Crato, Sobral, Juazeiro do Norte, Aquiraz, Itapipoca e Baturité.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias