Agência Nacional de Águas orienta empresários de Jundiaí

Restrições buscam preservar mananciais que fazem parte das bacias dos

Publicado em 18/12/2014 - 09:55 Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Água

Entre as medidas está o aviso aos usuários, quando a disponibilidade de água atinge o estado de alertaArquivo/Agência Brasil

Representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) se reúnem hoje (18), às 14h, com empresários da indústria e agropecuária na cidade de Jundiaí (SP) para orientar sobre as novas regras do uso da água, alteradas em função da escassez que afeta a região. Participam também representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee).

As restrições buscam preservar os mananciais que fazem parte das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Entre as medidas, está o aviso a esses usuários quando a disponibilidade de água atinge o estado de alerta.

Quando a situação estiver mais crítica e os rios alcançarem o estado de restrição, o uso é ainda mais limitado. Para o abastecimento público ou dessedentação animal, o volume diário para captação é reduzido em 20%. Nos casos de uso industrial e na irrigação, a redução é 30% do volume. Os demais tipos de uso são obrigados a interromper a captação, exceto quando não há consumo efetivo de água.

Em outra estratégia adotada, a retirada de água é suspensa entre as 7h e as 13h para usos industriais. A captação para irrigação ou dessedentação de animais é cortada entre as 12h e as 18h.

Reunião semelhante ocorre amanhã (19) com os empresários na cidade de Camanducaia (MG), com a participação do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). As novas regras entram em vigor a partir de publicação de resolução conjunta entre a ANA e os órgãos gestores estaduais no Diário Oficial da União.

Edição: Graça Adjuto

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias