logo Agência Brasil
Geral

Polícia Civil prende mais de 20 pessoas acusadas de tráfico de drogas no Rio

Flavia Villela
Publicado em 04/12/2014 - 17:26
Rio de Janeiro

Policiais civis do Rio de Janeiro prenderam hoje (4), no Morro da Providência, centro da cidade, mais de 20 pessoas acusadas de tráfico de drogas. Foram expedidos 54 mandados de prisão, três de busca e apreensão de menor e 16 mandados de busca e apreensão domiciliar.

Também foram apreendidos quatro pistolas, um revólver, aproximadamente 1,5 mil pedras de crack, 1,5 mil sacolés de cocaína, 120 trouxinhas de maconha, seis telefones, um tablet, dois notebooks, joias e material para endolação. Os agentes encontraram, ainda, R$ 3,5 mil e US$ 100.

De acordo com a assessoria da Polícia Civil, 82 equipes  participaram da operação, que teve apoio de policiais da Unidade de Polícia Pacificadora da favela. As investigações começaram há seis meses.

Delegado titular da 4ª Delegacia e coordenador da operação, Claudio Vieira explicou que o tráfico no local é comandado por Leonardo Marques da Silva, conhecido como Sapinho. Preso desde 2004, ele está recolhido ao presídio federal de Catanduvas. 

Segundo o delegado, também foi decretada a prisão do filho de Leonardo, de 18 anos, que gerenciava a venda de drogas na Providência. Ele e Dom, irmão de Sapinho, estão foragidos. "Sapinho e o Dom são o que chamamos de donos do movimento”, explicou o delegado, adiantando que foram expedidos mandados de prisão para os dois.

Entre os presos, o mais conhecido é José Carlos Martinez, o Carlinho, gerente do tráfico no Morro do Pinto. Ele foi encontrado em apartamento alugado em Copacabana, na zona sul, onde morava. Martinez já havia sido preso por tráfico de entorpecentes.