Ponte Presidente Médici, em Volta Redonda, pode ter o nome mudado

Publicado em 16/12/2014 - 16:52 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Ponte Presidente Médici, que liga os bairros Aterrado e Niterói, em Volta Redonda, região do Médio Rio Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, pode ter o nome alterado para Dom Waldyr Calheiros. A mudança foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, na sessão de ontem (15), atendendo a recomendação do Ministério Público Federal (MPF). O projeto de lei vai agora a sanção do prefeito.

O projeto do vereador José Jerônimo (PSC) foi elaborado depois de audiência pública, no último dia 11, na Câmara, para debater a mudança do nome da ponte.

Na avaliação do procurador da República Julio José Araújo Júnior, que recomendou a mudança, a Deliberação 1.218, de 9 de novembro de 1973, que decidiu dar à ponte o nome do então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, "ofende o princípio da impessoalidade e o direito à memória".

Dom Waldyr Calheiros foi bispo emérito da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda e desempenhou importante papel na redemocratização do Brasil.

A recomendação do MPF se estende ainda ao pedido de retirada do nome do ex-presidente de qualquer placa indicativa da ponte. “Esperamos que o prefeito de Volta Redonda, com base na decisão da Câmara, cumpra a outra parte da recomendação, retire as placas indicativas do nome do ditador e coloque o nome escolhido pelos representantes da população”, disse o procurador da República.

 

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias