Prefeito do Rio faz última vistoria em túnel que será inaugurado domingo

Publicado em 26/02/2015 - 15:24 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fez na manhã de hoje (26) a última vistoria do Túnel Rio 450, que será inaugurado no próximo domingo (1º). Batizado em homenagem aos 450 da cidade, este é o primeiro túnel subterrâneo no município e conta com três faixas em operação em sentido único, ligando o centro à Via Binário do Porto, na zona portuária.

A construção do túnel, por escavação e detonação em rocha, teve início em outubro de 2012. Projetado para receber um fluxo de 55 mil veículos por dia, o Túnel Rio 450 tem 1.480 metros de extensão e será o segundo maior da região. O túnel da Via Expressa, previsto para ser inaugurado no primeiro semestre de 2016, somará 3.022 metros. A velocidade máxima permitida será de 50 quilômetros por hora (km/h) na entrada e 60 km/h no interior.

O prefeito Eduardo Paes disse que, apesar dos transtornos causados no trânsito de veículos durante as obras, o resultado vai compensar. "A gente tem consciência do sacrifício que está sendo imposto ao carioca, do período difícil em relação à mobilidade da cidade, entretanto, haverá uma compensação no término das obras com opção de mais transporte público e a entrega de uma área histórica totalmente revitalizada, sem aquela desgraça, aquele monstrengo que era a [via] Perimetral”.

O Rio 450 tem um túnel auxiliar de segurança com sete saídas de emergência para evacuação e acesso de equipes de socorro em caso de incidentes; sistemas de drenagem de águas pluviais e de combate a incêndios com equipamentos antichamas e comunicação direta com o usuário por meio de telefones instalados no túnel e sistema de megafonia.

Além disso, dispõe de câmeras de segurança para monitoramento 24 horas por dia pelo Centro de Controle de Operações da Concessionária Porto Novo, que administra a via, integrado ao Centro de Operações da prefeitura; sistemas de exaustão para as ações de escoamento de partículas e fumaça, luminárias LED com sistema de telegestão; 11 conjuntos de sinalizadores da condição do fluxo; reservatórios de água; sensores de qualidade do ar, visibilidade e detecção de acidentes e dois painéis de mensagem variável para informes.

Com a inauguração do Túnel 450 no próximo domingo, o carioca deve ficar atento às mudanças no trânsito em 93 linhas e pontos de ônibus da região. No aniversário da cidade, 1° de março, 66 operadores da Concessionária Porto Novo, agentes de trânsito da CET-Rio e guardas municipais estarão nas ruas a fim de manter a fluidez do trânsito, auxiliando os motoristas. Desde a manhã de hoje até o próximo dia 5, agentes educativos vão distribuir folhetos explicativos sobre as mudanças e orientando os usuários.

Também presente à vistoria, o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, comentou a mudança do itinerário das 93 linhas. “Elas já caminham para o cenário futuro. após a entrega de todas as obras nesta região. O cidadão vai ter tempo de entender as mudanças que atenderão a toda a população. Não queríamos divulgar anteriormente um plano que, posteriormente, poderia ser modificado, como foi", concluiu Picciaini.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias