logo Agência Brasil
Geral

Trânsito no centro do Rio passará por alterações durante o carnaval

Da Agência Brasil
Publicado em 09/02/2015 - 17:04
Rio de Janeiro

As alterações no trânsito na cidade do Rio de Janeiro por causa do carnaval começam nos primeiros minutos de sexta-feira (13) e vão até as 14h de quarta (18). De acordo com a prefeitura do Rio, que anunciou hoje (9) as mudanças, parte da Avenida Presidente Vargas será interditada logo no começo da madrugada, a fim de que os carros alegóricos das escolas de samba possam ser deslocados para as proximidades do Sambódromo. O mesmo ocorrerá com a Via Binário, na zona portuária.

"Às 23h de quinta-feira (12), será fechada a Via Binário, a partir do Santo Cristo, para que os carros alegóricos que ficam nos barracões localizados na região portuária comecem o deslocamento em direção ao Sambódromo. Depois, vamos fechar a Presidente Vargas para a passagem dos carros alegóricos. Às 6h de sexta-feira, a Binário vai ser reaberta e será um acesso a mais para o centro da cidade", disse o diretor de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), Joaquim Diniz.

O secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira, pediu aos motoristas que evitem o centro da cidade por causas dessas interdições. "O centro está com mais interdições do que no ano passado e, por isso, pedimos para as pessoas se programarem e evitarem a região na sexta-feira. Sabemos que é um dia de trabalho como outro qualquer e que o pessoal começa a deixar o Rio mais cedo. Daí, a nossa preocupação."

Outra preocupação do secretário é com o trânsito na região central no próximo sábado (14), dia do desfile do bloco Cordão da Bola Preta, que este ano ocorrerá na Avenida Presidente Antônio Carlos. A Avenida Rio Branco e a Rua Primeiro de Março serão fechadas a partir das 6h. Ele alertou que as pessoas que vão para o Aeroporto Santos Dumont, na região central, devem se programar e sair com antecedência. "Além disso, pedimos que evitem as vias do centro da cidade e usem o Aterro do Flamengo", acrescentou Figueira. 

Os trens e o metrô vão funcionar 24 horas nos dias de maior movimento, principalmente durante os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. A orientação é os usuários comprem o bilhete com antecedência a fim de evitar filas. Durante o carnaval, 250 linhas de ônibus terão o itinerário alterado.