Cantareira e mais três mananciais encerram abril com chuvas abaixo da média
![Divulgação Sabesp Sistema Cantareira](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Sistema Cantareira chega ao final de abril com apenas metade do volume de chuva que era esperado para todo o mês, acumulando 45,3 milímetros (mm) diante da média histórica de 89,8 mm. De ontem (29) para hoje (30), pela segunda vez nesta semana, caiu o nível desse manancial, responsável pelo abastecimento de 5,4 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.
Os seis reservatórios que formam o Cantareira estão operando com 19,9% de sua capacidade, variação que representa uma queda de 0,1 ponto percentual. Na terça-feira (28), o nível tinha baixado de 20,1% para 20% depois de permanecer 86 dias entre elevações e estabilidade.
Pela nova metodologia de medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que leva em conta a utilização da reserva técnica (água que fica abaixo das comportas), o nível baixou de 15,5% para 15,4%. O déficit em relação ao volume útil (água que fica acima das comportas) está em 9,3%.
A pluviometria também ficou abaixo da média na Represa do Guarapiranga com acumulado de 20,6 mm, equivalente a 28% do total esperado (73,3 mm). Nesse Sistema, o nível teve redução de 0,2 ponto percentual, passando de 82% para 81,8%.
No Alto Cotia, o nível manteve-se estável em 65,5% com acúmulo de 31,8 mm de água, o que representa 39,2% do previsto (81,1 mm). Ocorreu estabilidade ainda no Sistema Rio Grande que opera com 95,6% de sua capacidade. Apesar de ter um bom índice de represamento, o Rio Grande também teve captação inferior ao esperado, com 73,2 mm de acúmulo, enquanto a média fixada está em 106 mm.
Nos dois sistemas restantes administrados pela Sabesp, o volume de chuva superou a média histórica: Rio Claro armazenou 263,4 mm, 31,6% mais que o esperado com o nível em alta de 47,9% para 49,8%; e o Alto Tietê com o nível estável em 22,3% recebeu 116,7 mm ou 20% acima da média para o período (97,4 mm).
![Rovena Rosa/Agência Brasil Trânsito e risco de alagamentos na Marginal Tietê.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio da AGU. Fachada da Advocacia Geral da União. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thais Magalhães/CBF/Direitos Reservados troféu, copa do mundo de futebol feminino, Rio de Janeiro, taça](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Supremo Tribunal Federal (STF)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![rawpixel.com / Chanikarn Thongsu Fraude, golpe, cibercrime, telefone celular- Idec aponta fragilidades na segurança de aplicativos de bancos. Foto: rawpixel.com / Chanikarn Thongsupa](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)