logo Agência Brasil
Geral

Rio continua sem barcas para Ilha do Governador após acidente

Da Agência Brasil
Publicado em 11/05/2015 - 19:16
Rio de Janeiro

O plano de contingência por conta da paralisação do serviço de barcas no trecho Cocotá-Praça XV, no Rio de Janeiro, foi implantado hoje (11) pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) e vai até a próxima quinta-feira (14).

O serviço foi interrompido depois de uma das barcas se chocar contra o píer da estação Cocotá, na Ilha do Governador, zona norte do Rio, na última quinta-feira (7). A embarcação levava 732 pessoas e não houve feridos. Os passageiros ficaram presos por cerca de duas horas e meia.

Por determinação da Setrans, a CCR Barcas, concessionária que administra o serviço, disse que montou uma operação especial para dar informações aos passageiros no terminal de Cocotá e na Praça XV, no centro. Mas, na manhã de hoje, na Praça XV, não havia agentes para orientar os usuários, apenas um informativo próximo à área de embarque a respeito da paralisação do trecho.

Para garantir o atendimento aos passageiros, a Setrans também disse que solicitou apoio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), do Centro de Operações Rio, juntamente com a Fetranspor/Rio Ônibus, para reforço no serviço de ônibus que faz a ligação entre a Ilha do Governador e o centro do Rio. Até o fechamento desta matéria, o órgão não informou se o pedido foi atendido e quantos coletivos fazem o auxílio.

A passageira Samua de Brito Paiva disse que está tendo prejuízo com a paralisação. “Antes de pararem as barcas, eu gastava R$ 3,50; agora, estou desembolsando R$ 13 e ainda fazendo viagem mais longa para vir ao centro trabalhar, por causa do trânsito”, queixou-se.

A CCR Barcas, que trabalha na restauração do píer em Cocotá, prevê que o sistema de barcas volte a operar no trecho na próxima sexta-feira (15). Equipes da Setrans e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes do estado do Rio (Agetransp) acompanham durante toda a semana os trabalhos de reparo no píer da estação Cocotá.