Inca retoma exames para pacientes com leucemia mieloide de outras unidades

Publicado em 08/07/2015 - 20:03 Por Flavia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Rio de Janeiro, retomou hoje (8) exames em pacientes portadores de leucemia mieloide crônica e aguda que não estejam internados na unidade de saúde. A leucemia mieloide crônica é um tipo de câncer do sangue causado por uma alteração no DNA das células-tronco.

A direção do Inca informou que os exames foram suspensos por uma semana apenas para pacientes de outras unidades de saúde até que fossem regularizados os processos licitatórios para compra de material.

De forma gradual, serão restabelecidos todos os exames de imunofenotipagem, citogenética e biologia molecular, de acordo com o recebimento do material comprado. Segundo o instituto, esses exames para pacientes de outras instituições fazem parte de uma política de cooperação e auxilio.

Criado em 1989, o laboratório para atender necessidades de pacientes do Centro de Transplante de Medula Óssea tem 12 leitos. Desde 2007, pacientes de hospitais públicos passaram a fazer alguns exames na unidade.

A demanda daquele ano foi de 5 mil exames, chegando a cerca de 55 mil em 2014. Desses, aproximadamente 40% foram feitos em pacientes de outras instituições. No mês passado, a parcela de atendimento a pacientes fora do Inca alcançou 55%.

Na semana passada, foram convocados 558 aprovados em concurso público, de modo a diminuir o déficit de recursos humanos nas cinco unidades do Inca. 

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias