Luta olímpica consegue resultado histórico nos Jogos Pan-Americanos
Os atletas da luta olímpica brasileira têm o que comemorar em Toronto, no Canadá. Em três dias de competição, o grupo já trouxe para a modalidade três medalhas, uma de ouro e duas de bronze. O resultado é inédito. Pela primeira vez, os brasileiros conquistam uma medalha de ouro na modalidade em Jogos Pan-americanos.
A autora da façanha é Joice Silva, na categoria até 58 quilos. Ela tinha sido medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em 2011. Em Toronto, veio atrás do ouro. E conseguiu. “A luta é o que eu tenho, o meu ciclo de amizades, os meus amigos. O meu trabalho já me trouxe até aqui.”
A luta foi quinta-feira (16) no Mississauga Sports Center. Joice começou perdendo, mas a vitória veio de virada, a poucos instantes do fim da luta contra a cubana Yakelin Estornell. Para Joice, um momento emocionante. “Ali foi não abandonar a fé, o tempo todo lutar acreditando que é possível, ir atrás de mais um ponto e depois de outro ponto. Foi assim, acreditando que dava, sem ter dúvida e correr atrás do objetivo.”
Davi Albino também conseguiu se destacar na competição. Ele foi o único brasileiro a disputar no estilo greco-romano. Também na quinta-feira, depois de perder para o cubano Yasmani Lugo, disputou o bronze com o colombiano Oscar Loango e conquistou a medalha.
Ontem (17) a vice-campeã mundial de luta olímpica, na categoria até 75 quilos, Aline Silva, perdeu a chance de ficar com o ouro ao ser derrotada nas quartas de final pela norte-americana Adeline Gray. Mas não dispensou o bronze, alcançado com a vitória sobre a portorriquenha Ana González.
Neste sábado (18), lutam Pedro Rocha, na categoria até 74 quilos, e Hugo Cunha, na classe até 125 quilos.
O Brasil terminou a sexta-feira com um total de 73 medalhas. Foram 13 conquistadas ao longo do dia. Quatro foram de ouro: duas no tiro, com Júlio Almeida, na prova 50 metros com pistola, e Cesar Cássio Rippel, nos 50 metros com rifle tendido; e duas na natação, com Felipe França, nos 100 metros nado peito, e Etiene Medeiros, nos 100 metros costas feminino. As medalhas de prata foram conquistadas pela natação e as de bronze vieram da equipe de tiro com arco, da natação e do ciclismo, além da luta olimpica, com Aline Silva.
Confira o quadro de medalhas do Pan aqui.