Sistema da Coppe vai agilizar trabalho da Defensoria Pública do Rio

Publicado em 14/08/2015 - 07:17 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai desenvolver para a Defensoria Pública do estado o Verde – Sistema Facilitador de Assistência Judiciária, cujos primeiros módulos deverão entrar em teste e produção até o fim deste ano. O convênio foi firmado nessa quinta-feira (13) entre as duas instituições. O sistema deverá ficar totalmente pronto em 12 meses.

O Verde será desenvolvido pelo Centro de Apoio a Políticas de Governo (CAPGov), da Coppe. O coordenador do centro, professor Jano Moreira de Souza, disse que o sistema vai agilizar de várias formas o trabalho da defensoria. “Ele vai apoiar a ação do defensor, integrando em um ambiente de trabalho mais confortável e eficiente várias bases de dados e fontes de informação; vai fazer também uma gestão de conhecimento de teses e textos anteriores, permitindo a reutilização de alguns textos, visando a aumentar a produtividade.”

A Defensoria Pública terá ainda uma plataforma ou agenda mais eficiente, que o defensor vai poder usar no tablet, no telefone, para gerenciar os eventos ligados ao seu trabalho. “Esse é um eixo para melhorar as condições e valorizar o trabalho do defensor público e dos demais funcionários da defensoria”. Outro eixo, completou o coordenador do CAPGov, visa a apoiar o trabalho da defensoria como um todo.

O Verde pretende ajudar no gerenciamento dos indivíduos assistidos pelo órgão. “É uma coisa que vai funcionar não só na direção de o assistido poder se informar, mas também da Defensoria Pública e de o defensor ter uma visão melhor de como está a situação de cada pessoa”. O sistema permitirá ainda identificar riscos potenciais de atendimento que envolvam conflitos de interesses entre as partes envolvidas, informou a assessoria de imprensa da Coppe.

Jano Moreira de Souza não tem dúvida de que o sistema vai melhorar o trabalho dos defensores públicos fluminenses. A ideia é aumentar a produtividade. “Há uma sobrecarga enorme na Justiça brasileira, no trabalho dos defensores”, disse. A estimativa preliminar é que haja aumento de 5% a 10% na agilidade do andamento dos processos.

Para ele, essa é uma projeção conservadora, no entanto. “Quando tudo estiver pronto, acho que a gente poderá conseguir uma melhoria substancial”. Segundo Souza, se você tem 10% de melhoria de produtividade, é como se tivesse 50 a 60 defensores a mais. “É um ganho.”

A equipe de pesquisadores do CAPGov da Coppe já desenvolveu quase 300 sistemas e soluções aplicadas à gestão de políticas públicas, que foram implantados nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal). Entre eles, o professor Jano Moreira de Souza destacou o Procon Carioca, o Projeto Lixo Zero, o sistema da Guarda Municipal, o Protocolo Integrado (que apresenta dados de processos da Administração Pública Federal). A tradição da Coppe, segundo ele, é dar à sociedade o retorno do que é pesquisado e desenvolvido pelo instituto.

Edição: Graça Adjuto

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Órgãos assinam termo de cooperação sobre acordos de leniência

O TCU passa a participar das negociações conduzidas pela CGU, AGU e MPF na celebração de acordos de leniência com empresas acusadas de desviar recursos públicos.

Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.
Saúde

Diretor do Instituto Butantan defende confiabilidade de vacina chinesa

O contrato com a farmacêutica chinesa permite ao Butantã começar a produzir e envasar a Coronavac a partir de outubro deste ano, disse Dimas Covas.

João Menezes ganhou o ouro pan-americano em 2019
Esportes

Tenistas brasileiros embarcam domingo para se juntar à Missão Europa

Entre os convocados está João Menezes, ouro no Pan de Lima (Peru). Thomaz Bellucci, Beatriz Haddad Maia e Carolina Meligeni também estão de malas prontas rumo a Portugal.

Fachada do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios
Saúde

Sistema interligará bancos de dados sobre educação em saúde

Governo também prepara Marco Regulatório da Residência em Saúde, que transfere, do Ministério da Educação para o da Saúde, responsabilidades sobre essa etapa de formação.

Atracação de navios no Caís do Porto do Rio de Janeiro, guindaste, container.
Internacional

Cepal diz que comércio internacional da América Latina cairá 23%

Cepal diz que valor das exportações regionais deve cair 23%. Nas importações, queda será de -25%, superior aos -24% da crise de 2008/2009. Comércio mundial acumula retração de 17% até maio de 2020.

Agência Nacional do Petróleo (ANP)
Economia

ANP: petroleira inicia perfuração do primeiro poço de oferta no MA

O poço está localizado no bloco exploratório PN-T-68, no município maranhense de Capinzal do Norte, no Maranhão, tendo sido arrematado em setembro do ano passado.