Ministério da Saúde confirma fim do surto de sarampo no Ceará

Publicado em 24/09/2015 - 15:43 Por Edwirges Nogueira – Repórter da Agência Brasil - Fortaleza

O Ministério da Saúde confirmou hoje (24) o fim do surto de sarampo no Ceará. Após 10 semanas sem nenhum registro de novos casos, o ministro Arthur Chioro e o governador do estado, Camilo Santana, anunciaram o fim do surto, que começou em em dezembro de 2013.

O boletim epidemiológico conjunto do sarampo, do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Ceará, contabilizou um total de 916 casos confirmados da doença em 38 municípios. O último caso foi registrado em julho. Antes de dezembro de 2013, o estado estava há pelo menos 12 anos sem registrar casos de sarampo.

Segundo a secretaria, a situação do Ceará foi uma extensão do surto que ocorreu em Pernambuco, entre 2013 e 2014. No Brasil, a transmissão do vírus era considerada interrompida desde 2000, mas o Ministério da Saúde começou a registrar casos importados da doença entre 2001 e 2014.

O enfrentamento ao sarampo no Ceará começou com a intensificação da vacinação. Em março, foi realizada uma campanha na capital, Fortaleza, e no município de Caucaia, na Região Metropolitana, que respondiam pelo maior número de casos em investigação. Entre julho e agosto, a Secretaria da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) realizou nova ação de vacinação nas duas cidades.

Edição: Denise Griesinger

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias