Campanha no DF conscientiza motoristas sobre riscos do uso de álcool ao volante

Publicado em 16/12/2015 - 11:13 Por Da Agência Brasil - Brasília

Cerveja

O objetivo da ação do Detran é reduzir o número de acidentes de trânsito ocasionado por motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres embriagadosMarcelo Camargo/Agência Brasil

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou hoje (16) uma campanha para conscientizar os motoristas quanto aos riscos de consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir. O objetivo é reduzir o número de acidentes de trânsito ocasionado por motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres embriagados. Em parceria com a Vara de Infância e Juventude, a campanha busca ainda orientá-los sobre o crime que podem cometer ao oferecer álcool a crianças e adolescentes.

Durante a manhã, no acesso à W3 Sul, os agentes pararam os veículos, entregaram panfletos e orientaram os motoristas. As ações ocorrerão também nos dias 18 e 21 deste mês, em outros pontos do DF.

O coordenador da campanha e agente da Diretoria de Educação de Trânsito, Rubem Hebert, destacou o propósito educativo da ação e a chegada das festas de fim de ano. “Tendo em vista o final de ano, em que as pessoas começam a exagerar no álcool e insistem em dirigir, vamos realizar essa educação para reduzir esses acidentes”, disse o coordenador.

O diretor de Fiscalização de Trânsito, Silvaim Fonseca, informou que o foco da conscientização não são só os motoristas, mas também os demais envolvidos no trânsito. Segundo a Gerência em Estatísticas de Trânsito do Detran-DF em 2014, 50% dos ciclistas vítimas de acidente de trânsito estavam sob efeito de álcool ou outras substâncias. “A maior parte dos acidentes com motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros acontece por terem ingerido bebida alcoólica ou usado outras substâncias. Os números são preocupantes e queremos reduzir isso com a campanha.”

Crianças e adolescentes

A Vara da Infância e Juventude participa da campanha para atuar na redução de crianças e adolescentes que consomem álcool, além de divulgar a mudança da lei que criminaliza o ato de vender, fornecer ou entregar bebida alcoólica a pessoas menores de 18 anos. “A lei mudou. Antes, oferecer bebida era apenas contravenção e agora é crime. A lei não exime os pais dessa responsabilidade, será penalizado da mesma maneira”, informou o supervisor da seção de Apuração e Proteção, Marcos Barroso.

Barroso informou, ainda, que essa campanha já está sendo realizada em shows e agora entra em parceria com o Detran-DF para dar continuidade à conscientização.

Para a professora Maria Riva, de 56 anos, a ação é importante na redução de acidentes e na proibição de vendas de álcool para crianças e adolescentes. Ela teve o carro parado durante a ação. “Mesmo com todas essas campanhas, ainda vemos muitas pessoas sendo paradas por terem consumido bebida alcoólica. Então, é importante a ação para as pessoas reduzirem o consumo de álcool no volante, e não oferecer bebida para menores também.”

Edição: Talita Cavalcante

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias