Burocracia não é boa quando impede investimentos, diz presidente da Embratur

Publicado em 08/12/2015 - 11:33 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília

 Brasília - O presidente da Embratur, Vinicios Lummertz, durante entrevista ao programa Brasil em Pauta, nos estúdios das rádios EBC (José Cruz/Agência Brasil)

Em entrevista ao programa Brasil em Pauta, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, afirma que as concessões de aeroportos aumentaram a competitividade do turismo brasileiro José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, destacou hoje (7) a importância da parceria do governo brasileiro com a iniciativa privada para investimentos em infraestrutura no país. Segundo ele, as concessões de aeroportos aumentaram a competitividade do turismo brasileiro no mundo, pois abriu mais possibilidades para voos diretos e conectividades em toda parte do país.

“Precisamos de uma relação transparente de concessões e PPs [parcerias público-privadas], porque os recursos estão disponíveis no Brasil, mas as dificuldades de licenciamento e a burocracia jurídico-legal sacrificam a velocidade dos empreendimentos”, disse, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

Para Lummertz, o Brasil precisa de condições mais amigáveis para os investidores, e a burocracia não é boa quando impede os investimentos. “Entre 140 países, o Brasil é o 137º mais difícil para se empreender por conta de burocracia. E não só de burocracia inventada pelos governos estaduais, federal e municipais, mas pela incerteza jurídica nos vários níveis.”

A isenção de visto para turistas estrangeiros durante os Jogos Olímpicos de 2016 também pode alavancar investimentos, segundo Lummertz. “Isso vai melhorar fluxo de turistas porque existe a Olimpíada, mas também porque existe um câmbio favorável que trará mais estrangeiros para o Brasil. Por isso, temos que caminhar para a desburocratização, porque os investidores desses países acompanham o fluxo dos seus turistas.”

 

Edição: Talita Cavalcante

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

O PL prevê a revalidação em prazo entre 30 e 60 dias no caso de instituições estrangeiras reconhecidas pelo Ministério da Educação e contam com um processo simplificado. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

A retomada foi autorizada na terça-feira pela primeira instância após outra decisão que a proibiu. Algumas escolas chegaram a retomar as atividades nesta quinta-feira.

Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Síndrome inflamatória multissistêmica ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos. Até agora, foram notificados 71 casos no Brasil e registradas três mortes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, apresenta a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe).
Justiça

Preso pela PF, Baldy pede licença de cargo de secretário

Em nota, governo estadual destaca competência e postura idônea de Alexandre Baldy e informa que o secretário executivo Paulo Galli comandará temporariamente a pasta.

Dólares - Moeda estrangeira
Economia

Dólar fecha no maior valor em 20 dias após queda nos juros

Dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos pressionaram cotação de moedas de países emergentes. Bolsa de valores subiu 1,29% e voltou a superar 104 mil pontos.