Pnud apresenta iniciativas do setor privado que contribuem para os ODS

Publicado em 07/12/2015 - 17:23 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Fundação Dom Cabral apresentaram hoje (7), em Brasília, o relatório Mercados Inclusivos no Brasil: desafios e oportunidades do ecossistema de negócios, que traz 19 iniciativas inclusivas do setor privado no Brasil, que podem ser referência para mercados no nível local, regional e nacional no país.

Segundo a gerente de Parcerias do Setor Privado do Pnud Brasil, Luciana Aguiar, são experiências que podem, de fato, contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Elas se encaixam no conceito de negócio inclusivo do Pnud: incluem população de menor renda na sua cadeia de valor, como fornecedores, distribuidores, varejistas, empregados ou consumidores, que sejam escaláveis ou replicáveis e economicamente viáveis.

O relatório foi construído no âmbito da Iniciativa Incluir, um projeto lançado em 2014, que visa estimular e demonstrar o reconhecimento aos negócios inclusivos no Brasil.

A ideia, segundo Luciana, é chamar a atenção para esse tema e colocá-lo em um patamar de relevância para a sociedade. “A principal contribuição [do relatório] é a identificação das barreiras que os empreendedores encontram e quais são as estratégias usadas exatamente para contornar as adversidades que esse ecossistema às vezes coloca, e se apropriar do que ele fomenta”, disse.

A gerente do Pnud informou que a chamada pública teve 76 empresas inscritas e 19 foram selecionadas. A próxima chamada de iniciativas deve ser aberta em julho ou agosto de 2016 e a ideia é ampliar a identificação de negócios no Norte e Nordeste do país e dar visibilidade a eles. “Devemos divulgar amplamente para dar reconhecimento não só às start-ups de impacto social e de negócios inclusivos, mas também para as iniciativas das grandes empresas e as iniciativas de investimento social privado, no que elas estão inovando e o que elas podem trazer como exemplo de inclusão pelas vias de mercados”, disse Luciana.

O relatório Mercados Inclusivos no Brasil: desafios e oportunidades do ecossistema de negócios é uma parceria do Pnud com Sebrae, Rede Brasileira do Pacto Global, Confederação Nacional da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

O novo representante do Pnud Brasil, Niky Fabiancic, disse que o setor privado é um elemento primordial para que os ODS sejam implementados. “Como parte de seu mandato global, o Pnud busca envolver o setor privado de forma construtiva para apoiar os esforços globais e locais para reduzir a pobreza e tornar o desenvolvimento mais inclusivo. Por meio da apresentação desses 19 exemplos de sucesso procura-se demonstrar que é possível gerar negócios que promovem a inclusão social, respeitam o meio ambiente e são viáveis financeiramente”, disse.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias