Chuva causa alagamentos e prejudica circulação de trens em São Paulo
As chuvas que atingiram a cidade de São Paulo e a região metropolitana na tarde de hoje (18) causaram transtornos nas ruas e chegaram a deixar a capital em estado de atenção para alagamentos, além de prejudicar a circulação de trens metropolitanos. Até as 20h, o Corpo de Bombeiros havia registrado sete ocorrências de alagamentos e mais 27 de queda de árvore.
Por volta das 16h30, uma chuva de forte intensidade atingiu o município de Taboão da Serra, causando transbordamento de córrego e inundações. Segundo informação do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o córrego Poá extravasou às 16h50 e causou inundações de vias públicas e imóveis próximos, além da interdição nos dois sentidos na Rodovia Régis Bitencourt, na altura do km 273.
A queda de um raio, que atingiu o sistema de energia entre as estações Pinheiros e Hebraica-Rebouças, por volta de 16h30, fez com que os trens da linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), circulassem com velocidade reduzida e maior tempo de parada.
Segundo a CPTM, a manutenção foi acionada e os trens tiveram que diminuir a velocidade entre as estações Pinheiros e Santo Amaro, enquanto a equipe realizava o reparo. Por volta das 18h30, alguns usuários de um trem, que trafegava sentido Grajaú e aguardava a autorização para alinhar na plataforma da estação Cidade Jardim, decidiram abrir as portas e caminhar pela via até a estação que estava a cerca de 200 metros de distância.
A CPTM informou que a equipe de segurança foi acionada e passou a retirar os usuários da via para que a operação dos trens fosse retomada. Até as 20h55, os trens ainda funcionavam com velocidade reduzida entre essas estações.