Feira capacita artesãos para Jogos Olímpicos no Rio

Publicado em 16/03/2016 - 17:51 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

rio2016_banner

rio2016_bannerEBC

Com o tema Jogos Olímpicos 2016, foi aberta hoje (16), no Centro de Convenções SulAmérica, no centro do Rio de Janeiro, a 10ª Rio Artes Manuais, considerada a maior feira de capacitação em artesanato do estado. Segundo o coordenador-geral do evento, Roberto Santos, as peças produzidas pelos artesãos serão comercializadas nas feiras de bairros e instituições itinerantes que ocorrem em todo o estado.

Na feira, serão trabalhadas técnicas voltadas para os Jogos. “O artesão aproveita agora para aprender a fazer, e já produzir, para quando a Olimpíada começar ele estar com peça suficientes para oferecer aos turistas. O Rio de Janeiro vai receber uma enxurrada de turistas nacionais e internacionais”, disse o coordenador-geral do evento, Roberto Santos.

Durante a feira, que se estende até o próximo dia 20, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac-RJ) vai oferecer cerca de 70 oficinas gratuitas de diferentes técnicas de artesanato na área da moda. Santos disse que as aulas estão abertas, não só para artesãos como para qualquer pessoa que queira fazer artesanato, seja por hobby, terapia ou para geração de renda. “A Rio Artes Manuais é, realmente, a universidade para se aprender”.

As inscrições são feitas no local, onde o Senac-RJ mantém duas salas com capacidade para 12 pessoas por aula, com instrutores que ensinam a fazer artigos variados relacionados à moda, como tiaras, nécessaires, bolsas, bijuterias, em aulas com duas a três horas de duração. No local, os interessados têm ainda a oportunidade de conhecer os cursos oferecidos pelo Senac na área da moda, como vitrinista, produção de moda, estamparia têxtil, costura, desenho de joias, ourivesaria, entre outros.

Feira capacita artesãos para Jogos Olímpicos no Rio

A 10ª Rio Artes Manuais foi aberta hoje no RioMarcelo Gigante/Divulgação

O coordenador-geral destacou que as oficinas de moda do Senac-RJ são uma inovação na Rio Artes Manuais, “porque nós estamos trazendo o mercado da moda para dentro do artesanato e levando o artesanato para dentro do segmento da moda. São dois segmentos distintos, mas que vão confluindo na produção de peças e trabalhos”.

Facebook

Outra novidade na edição deste ano da feira é a presença de técnicos da empresa Facebook do Vale do Silício dos Estados Unidos, onde especialistas em 'marketing' digital fazem, hoje e amanhã (17), sessões de treinamento gratuito para visitantes. São nove palestras por dia, abordando a criação de páginas na internet, conteúdo criativo e anúncios. É dado também atendimento individual aos artesãos.

“O estande deles está lotado de gente, porque eles estão ensinando às pessoas como utilizar as redes sociais no sentido de captar recursos, vender produtos. Tudo que se faz numa rede social está ensinando aqui”, disse Santos.

A diretora de Empreendedorismo do Facebook para a América Latina, Camila Fusco, disse à Agência Brasil que o objetivo é mostrar aos artesãos e visitantes como é possível usar essa plataforma, com mais de 95 milhões de pessoas no Brasil, como vitrine virtual para dar maior visibilidade a seus produtos. A ideia é mostrar para essas pessoas, que “já trabalham com produtos que são atrativos visualmente, o que dá para fazer usando a tecnologia. Boa parte das pessoas que vão à feira já usam a rede como pessoa física. A gente mostra o que pode ser feito dentro da rede para dar visibilidade à sua produção, como profissional”.

Feira capacita artesãos para Jogos Olímpicos no Rio

Até domingo, a feira oferece mais de 200 técnicas de artesanato em mais 26 mil vagas  Marcelo Gigante/Divulgação

Santos informou que, no caso das artes manuais, os consultores dão dicas de como trabalhar o conteúdo voltado para atrair compradores potenciais. “Como pensar em um vídeo, em uma foto, em um texto que chame a atenção desse comprador”, disse. Na sua opinião, há curiosidade por parte do empreendedor em relação à possibilidade de anunciar seus produtos no Facebook. Muitos acham que fazer anúncios é caro.

Camila disse que durante o treinamento, a equipe mostra que o artesão consegue criar anúncios na rede a partir de R$ 1 por dia.    

Evento integrante do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, a Rio Artes Manuais oferece até domingo (20) mais de 200 técnicas de artesanato e mais de 26 mil vagas para aulas.


Fonte: Feira capacita artesãos para os Jogos Olímpicos, no Rio

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias