Servidor do Ibama no Pará é preso por suspeita de corrupção com madeireiras

Publicado em 13/10/2016 - 17:53 Por Da Agência Brasil - Brasília

Em operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF) e Justiça Federal, foi preso hoje (13), em Santarém (PA), o servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) Elton Cândido da Silva Barros, acusado de pedir propinas a empresas madeireiras para liberar a exploração florestal. Os servidores Silvana Andreza da Silva Cardins e Vanderlei da Silva Santos foram afastados das funções por ordem judicial.

Barros e Santos já são réus em processos por irregularidades, acusados de suprimir documentos públicos, extraviar documento oficial e dificultar ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais.

A Polícia Federal também cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas dos servidores e dentro da sede do Ibama em Santarém.

A investigação começou há cerca de um ano, a partir de declarações feitas por sócios de empresas que atuam no setor madeireiro na região oeste do Pará. Eles relataram ao MPF que os servidores pediam dinheiro para desbloquear as empresas no sistema de controle de produtos florestais, liberando a compra e venda de madeira.

O material apreendido hoje será analisado pela Polícia Federal e pelo MPF.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias