No Rio, Lixeira Parade chama atenção para o descarte correto de lixo

Ao todo, são 50 papeleiras e dez contêineres de praia que foram

Publicado em 20/12/2016 - 21:30 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O movimento Rio Eu Amo Eu Cuido instituiu, a partir deste mês, a Lixeira Parade, nos moldes da exposição internacional de arte pública Cowparade, em que esculturas de vacas, decoradas por artistas locais, são apresentadas nas principais cidades do mundo.

A ideia da iniciativa brasileira é chamar a atenção para o problema do lixo urbano de forma inusitada, disse hoje (20) Ana Lycia Gayoso, uma das coordenadoras do movimento. Papeleiras da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) foram pintadas por artistas conhecidos do mundo da grafite carioca e instaladas em áreas de grande circulação da cidade. Ao todo, são 50 papeleiras e dez contêineres de praia, que podem ser encontrados em bairros das zonas norte, sul, oeste e no centro do Rio de Janeiro.

Os grafiteiros, que já fazem outras ações com arte urbana para o Rio Eu Amo Eu Cuido, tiveram liberdade para decorar as lixeiras a seu gosto. A provocação, segundo Ana Lycia, tem dado resultado. O público pára para observar a lixeira. “Algo que era invisível ganha um novo sentido, um novo significado”.

Rio de Janeiro - Lixeiras que integram a ação Lixeira Parade, do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido (Divulgação)

Os grafiteiros, que já fazem outras ações com arte urbana para o Rio Eu Amo Eu Cuido, tiveram liberdade para decorar as lixeiras a seu gostoDivulgação

Trata-se de um trabalho de conscientização das pessoas, sendo moradores ou visitantes da cidade, para o descarte correto do lixo. O problema se agrava no verão, diz Ana Lycia. “É a estação com maior índice de lixo fora do lugar, descartado incorretamente, não só deixado nas praias mas, principalmente, nas vias, com as pessoas circulando pela cidade”.

O lixo urbano é, ainda, um dos principais motivos para o alagamento das ruas, quando ocorrem as tradicionais chuvas de verão, causadoras de enchentes, por isso, segundo Ana Lycia, é importante a iniciativa do Rio Eu Amo Eu Cuido para o Rio de Janeiro, que tem uma vocação turística, com praias que no verão são muito utilizadas e a cidade tende a ficar mais suja. "Isso diz respeito ao comportamento das pessoas. Uma das bandeiras da limpeza urbana é, justamente, falar sobre o  comportamento do cidadão e induzi-lo a fazer a sua parte", disse a coordenadora.

O objetivo é “puxar a orelha das pessoas, não de maneira chata, mas descontraída e legal”, influenciando a ambiência dos locais públicos. O recado é mostrar a lata de lixo de forma colorida, artística e até lúdica. Além da grafitagem, que desperta a curiosidade da população, as lixeiras trazem uma mensagem em adesivos que sugere “Agora que você reparou, jogue lixo no lugar certo”.


Fonte: Lixeira 'Parade' chama atenção para o descarte correto de lixo, no Rio

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias