logo Agência Brasil
Geral

Rio de Janeiro teve maior volume de chuva em uma hora desde 1997

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 15/02/2018 - 14:47
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro - Trecho da Ciclovia Tim Maia, em São Conrado, desaba após forte temporal que atingiu a capital fluminense na madrugada de hoje (15). (Tomaz Silva/Agência Brasil)
© Tomaz Silva/Agência Brasil
Com temporal, parte da Ciclovia Tim Maia desaba no Rio (Reuters/Sergio Moraes)

Com temporal, parte da Ciclovia Tim Maia desaba no RioReuters/Sergio Moraes

O temporal que caiu na noite de ontem (14) e madrugada de hoje (15) no Rio de Janeiro estabeleceu um novo recorde de volume de chuva em uma hora, de acordo com o serviço meteorológico Alerta Rio, ligado à prefeitura.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, a estação Barra da Tijuca/Riocentro registrou 123,6 milímetros (mm) de chuva entre 0h e 1h de hoje, o maior volume já constado desde 1997, quando o Alerta Rio começou a armazenar os dados.

O recorde anterior, de 116,2 mm, foi registrado em Campo Grande, também na zona oeste, em 19 de março de 2000.

Em toda a cidade, choveu 75% do esperado para o mês de fevereiro. Na Barra/Riocentro, a chuva chegou a 126% do esperado. Em Jacarepaguá, até as 2h de hoje já havia chovido 150% da expectativa para fevereiro.

As chuvas fortes causaram alagamentos, desmoronamentos e quatro mortes na cidade. A enxurrada prejudicou o transporte público e causou congestionamentos em vias expressas ainda na manhã desta quinta-feira.

Durante a madrugada, a cidade chegou a entrar em Estágio de Crise, o mais intenso em uma escala de três níveis. Nesta manhã, o alerta foi reduzido para Estágio de Atenção.