CPI investigará crimes ambientais em polo industrial de município paraense

Publicado em 04/04/2018 - 20:12 Por Juliana Cézar Nunes - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Deputados da Assembleia Legislativa do Pará estiveram nesta semana em Barcarena e constataram indícios de crimes ambientais no pólo industrial do município. Uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) foi instaurada para investigar as causas e os responsáveis pela contaminação de rios.

Segundo o relator da CPI, Celso Sabino, a linha de trabalho é identificar os danos ambientais, os possíveis autores dos crimes e as instituições que, por omissão, possam ter contribuído para a contaminação dos rios.

Sabino afirmou que as instalações do polo industrial precisariam ter mais tecnologia, maior zelo e cuidado com o meio ambiente e com as comunidades do entorno. "O que eu posso dizer é que temos muitos indícios, indícios relevantes da prática de crime ambiental, e muita coisa forte por aí.”

Nesta semana, a Faculdade de Química da Universidade Federal do Pará divulgou uma pesquisa que aponta presença de elementos químicos tóxicos acima dos padrões recomendados no cabelo dos moradores das comunidades próximas ao pólo industrial de Barcarena.

De acordo com a pesquisadora Simone Pereira, também já foram encontrados resíduos tóxicos na água consumida na região, o que aumentaria o risco de doenças como câncer. Ela ressaltou que as pessoas bebem água contaminada, respiram ar contaminado e ingerem alimentos contaminado. "A tendência é, com o passar do tempo, o quadro ir se agravando.”

A Universidade Federal do Pará pediu que o Laboratório Central do estado analise amostras de sangue dos moradores da região para que se confirme a contaminação.

A Rádio Nacional procurou a Secretaria de Saúde para comentar o assunto, mas, até o fechamento desta reportagem, não houve retorno.

Em nota, a empresa Alunorte afirma que não teve acesso aos resultados do estudo, mas diz que análises contratadas pela companhia apontam parâmetros de chumbo, e de qualquer outro metal, abaixo do limite de referência.

Na próxima semana, a CPI que investiga os vazamentos no pólo industrial vai ouvir, em Belém, representantes de comunidades, pesquisadores da Universidade Federal do Pará e do Instituto Evandro Chagas. A prefeitura de Barcarena e as empresas também foram convidadas para prestar depoimentos.

A CPI foi criada na semana passada e tem 90 dias para concluir os trabalhos.

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, apresenta a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe).
Justiça

TRF2 nega soltura a secretário afastado de Transportes de São Paulo

 

Baldy teve prisão temporária decretada pela primeira instância da Justiça Federal no Rio na Operação Dardanários, que apura fraudes em contratações na área de Saúde

exame coronavirus COVID-19
Saúde

Covid-19 já causou mais de 14 mil mortes no estado do Rio

O número de pacientes que se recuperaram da covid-19 no estado do Rio chegou a 156.785. Estão em investigação 985 mortes por possível relação com o coronavírus.

 O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anuncia a nova modalidade do programa Corujão da Saúde, durante entrevista à imprensa
Educação

Prefeito de SP diz que volta às aulas na capital não tem data definida

Segundo ele, o retorno presencial poderá ocorrer a partir de 7 outubro, mesma data definida para o retorno pelo governo do estado, nos meses seguintes, ou até em 2021.

Saúde

Amapá, Ceará e Rio de Janeiro seguem em alerta de uma segunda onda

O Boletim InfoGripe da Fiocruz indica que Amapá. Ceará e Rio de Janeiro mantêm o sinal de retomada do crescimento de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Avião de pequeno porte
Geral

Anac autoriza táxi-aéreo a vender assento individual

As empresas de táxi-aéreo aptas a fazer esse serviço estão listadas no sistema Voe Seguro, e podem ser consultadas no site da Anac. As regras foram publicadas no Diário Oficial da União.

 Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Prossegue combate a incêndio florestal na Serra dos Órgãos

Hoje é o quarto dia consecutivo que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro atua no combate ao incêndio florestal de grandes proporções no Parnaso.