Governo do DF diz que há combustível garantido até terça-feira
O governador do Distrito Federal (DF), Rodrigo Rollemberg, disse que o abastecimento de combustível está garantido na capital federal até terça-feira (29). Segundo ele, chegaram ao DF mais de 200 caminhões-tanque carregados de 4 milhões de litros de combustível. Os veículos foram escoltados por viaturas da Polícia Militar. Rollemberg afirmou que esse carregamento garante o abastecimento da frota de ônibus e também dos postos que atendem veículos particulares. A capital começou a ser reabastecida na tarde ontem (26). Apesar disso, na manhã de hoje, longas filas eram vistas nos postos do Plano Piloto, na região central. Muitos, entretanto, continuavam fechados.
“Todas as empresas de ônibus conseguiram abastecer com apoio da Polícia Militar. Os ônibus funcionarão normalmente durante toda a segunda-feira, mas nós também solicitamos um funcionamento especial do metrô, que rodará com mais trens e com mais uma hora no período da manhã e mais uma hora no período da noite, como se fosse horário de pico”, disse Rollemberg
A Polícia Militar tem monitorado a situação das rodovias do DF e, segundo o governador, nenhuma das estradas locais está bloqueada.
Rollemberg anunciou hoje a suspensão das aulas na rede pública nesta segunda-feira (28), mas recomendou o funcionamento das creches conveniadas. Na terça-feira (29), as aulas deverão ser retomadas normalmente.
Os postos de saúde permanecerão fechados nesta segunda-feira, devendo normalizar os atendimentos a partir de terça. Nos hospitais, a prioridade é para o atendimento de urgências e emergências. Cirurgias eletivas e outros procedimentos deverão ser remarcados. Ainda segundo o governador, hospitais têm oxigênio para mais uma semana.
De acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão funcionando normalmente.
Rollemberg acrescentou que também chegaram ao DF carregamentos de sulfato de alumínio, usado para o tratamento de esgoto, de rações para aves e animais confinados e sete caminhões com gás de cozinha.
Ainda segundo o governador, viaturas da Força Nacional estão garantindo a chegada de álcool anidro, para a mistura de gasolina e do óleo diesel, e querosene de aviação à capital federal. De acordo com a Inframerica, o Aeroporto de Brasília tem querosene suficiente até as 16h de hoje.
O evento Campus Party, previsto para começar no próximo dia 30, em Brasília, foi adiado. Segundo o governo, ainda não há previsão de nova data.
*A matéria foi ampliada às 16h09