São Paulo tem combustível para serviços essenciais até segunda-feira

Prefeito diz que situação está controlada, mas não descarta feriado

Publicado em 26/05/2018 - 13:27 Por Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, disse hoje (26) que o combustível para a maior parte dos serviços essenciais está garantido até segunda-feira (28). A cidade enfrenta escassez de combustíveis provocado pela greve dos caminhoneiros, que desabasteceu praticamente todos os postos no município.

A prefeitura decidiu manter, por tempo indeterminado, o estado de emergência. “A situação na cidade ainda é grave, por isso permanece o estado de emergência. Mas a situação está controlada para este final de semana e para segunda-feira”. O prefeito não descarta a publicação do decreto de feriado, mas disse que não é necessário no momento.

Serviços essenciais

O prefeito falou com a imprensa após reunião do comitê de crise, às 10h30, no seu gabinete. Segundo Bruno Covas, estão garantidos até segunda-feira o combustível para as ambulâncias, para as viaturas da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da São Paulo Transporte (SPTrans), do serviço funerário e do transporte de vacinas.

Até segunda-feira, também estão garantidos os estoques de oxigênio nos hospitais municipais, além do transporte de suprimentos (como merenda) para a educação e a assistência social. O transporte de medicamento recebeu um prazo maior, tem combustível até quarta-feira (30).

Ônibus

Hoje, a cidade tem 50% da frota de ônibus em funcionamento, com previsão de uma circulação de 60% a 80% dos ônibus na segunda-feira. A prefeitura conseguiu reabastecimento, ontem (25), diretamente em uma distribuidora da Petrobras, no bairro do Ipiranga, zona sul, com o objetivo de ampliar o serviço de ônibus.

“Os números superlativos da cidade de São Paulo acabam dificultando a realização das operações”, disse o prefeito. Por dia, são consumidos 1,3 milhão de litros de diesel nos ônibus que operam no município, estima Bruno Covas. Além do abastecimento direto na distribuidora, a prefeitura tem recorrido ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro).

Está prevista outra reunião do comitê de crise para amanhã (27), às 10h30.

Edição: Wellton Máximo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
 senador Marcos Rogério (DEM-RO)
Política

Senado  ratifica o Protocolo de Nagoia no Brasil

Documento aprovado no Senado regulamenta o acesso e a repartição de benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade. O texto segue para promulgação.

Live da Semana - Presidente Jair Bolsonaro - 06/08/2020
Política

Pazuello diz que estados estão mais preparados para enfrentar pandemia

Ministro interino da Saúde participou de live ao lado do presidente. Mudança de protocolo do ministério foi um dos fatores que deixou estados mais preparados.

A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

O PL prevê a revalidação em prazo entre 30 e 60 dias no caso de instituições estrangeiras reconhecidas pelo Ministério da Educação e contam com um processo simplificado. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

A retomada foi autorizada na terça-feira pela primeira instância após outra decisão que a proibiu. Algumas escolas chegaram a retomar as atividades nesta quinta-feira.

Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Síndrome inflamatória multissistêmica ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos. Até agora, foram notificados 71 casos no Brasil e registradas três mortes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.