Flip: humor e tragédia se misturam em mesa com portuguesa e brasileiro

Publicado em 28/07/2018 - 18:10 Por Vinícius Lisboa - Repóter da Agência Brasil* - Rio de Janeiro

Quem ouvia as risadas do público durante a mesa da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que reuniu a portuguesa Isabela Figueiredo e o brasileiro Juliano Garcia Pessanha, quase se esquecia que a literatura dos dois é profundamente marcada pelo sofrimento.

A autora de A Gorda e o escritor de Recusa do Não-Lugar contaram ser pessoas rasgadas por fraturas, mas divertiram o público do evento com uma conversa cheia de sintonia e histórias engraçadas, como a vez em que estavam jantando e Juliano teve câimbra.

"Me ofereci para fazer uma massagem no músculo dele", disse Isabela, que brincou que o jeito que o autor trocava as pernas de posição mexia com qualquer mulher. 

Experiência

Juliano Garcia Peçanha teve a infância marcada pelo suicídio da mãe e partiu dessa tragédia sua experiência com o não-lugar, enfrentado em seu último livro. A experiência deixou sua vida em uma "aterrizagem permanente", em uma constante posição de "alguém devastado".

"Minha escrita de si é de alguém que não tinha a si mesmo. Com uma impessoalidade", disse o autor, que revelou um humor tímido que cativou a plateia. 

"Quem é rasgado é sempre engraçado", disse ele, acrescentando: "Sempre tem um gesto que não cabe".

Memória

Isabela Figueiredo viveu a infância em Moçambique. Ela foi mandada pela família para Portugal depois que o país perdeu o controle sobre a colônia, já na década de 70. Os anos na África fizeram com que a autora testemunhasse a violência racista da colonização e episódios de revanchismo e vingança com o processo de independência.

"Tenho a memória de muitos atos violentos praticados pelos colonos e muitos atos violentos praticados depois pelos colonizados. Tem muita violência no meu passado. Escrevo com violência porque existe muita violência dentro de mim".

A autora contou que nunca conseguiu enfrentar o racismo e a violência com que seu pai tratava os negros, e só pôde denunciar o preconceito depois de sua morte.

"Meu pai era o colonialismo. Meu pai era o racismo, e, ao mesmo tempo, eu não podia ir contra o meu pai. Eu não tinha poder".  

Relatos

Ao mesmo tempo, lembrou que seu pai pediu que ela transmitisse aos portugueses as violências que os brancos passaram a sofrer depois que a colonização acabou. Ao chegar na Europa, porém, não encontrou ressonância para esses relatos.

"Ao mesmo tempo em que digo que ele foi um racista, um colonialista, finalmente transmiti a mensagem que ele quis contar".

Os relatos resultaram no livro Caderno de Memórias Colonial, que também foi lançado no Brasil. Em A Gorda, seu trabalho mais recente, a autora trata de uma protagonista insatisfeita com o próprio corpo, mas que não se limita a isso. 

"O corpo é bom, não é uma vergonha, não é um tabu, não é um desgosto. Mesmo quando é diferente", disse ela, que contou ser muito ligada a descrições físicas. "Tenho um fascínio enorme pelo corpo, por descrever o corpo. Gosto dessa visão microscópica das coisas". 

Juliano também afirmou que sua relação com a literatura é física e que inclusive ele prefere ler em voz alta para que as palavras ganhem forma física.

"[escrever] é um gesto físico. é pegar os átomos do corpo que estão machucados ou celebrados com alguma experiência e virar do avesso".   

*O repórter viajou a convite da EDP, empresa patrocinadora da Flip

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias