Aos 95 anos, Gervásio Baptista recebe Medalha do Mérito Jornalístico

Publicado em 22/09/2018 - 09:25 Por Da Agência Brasil - Brasília

Aos 95 anos, Gervásio Baptista é a história viva da fotografia. Por mais de meio século, ele registrou os principais momentos da história recente brasileira e raridades estrangeiras. Após cair e fraturar o fêmur, o fotógrafo está numa cadeira de rodas e, às vezes, a memória o trai. Mas independentemente das adversidades, o dia de hoje (22) é de homenagens.

Nascido em Salvador, em 1923, Gervásio Baptista será condecorado, em Brasília, com a Medalha do Mérito Jornalístico da Associação Baiana de Imprensa. Colegas fotógrafos estarão presentes para homenagear aquele que chamam carinhosamente de “mestre” e “Senhor Gervásio”.

Na bagagem, muitos episódios que fazem parte da história do Brasil e do mundo. A maioria em registros de imagens.Gervásio Baptista registrou momentos da Revolução Cubana, em 1959, fotografou os líderes Fidel Castro e Che Guevara.

EBC

Funcionário da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) até se aposentar, também acompanhou a Revolução dos Cravos, em Portugal, em 1974. Foi ao Vietnã, nos anos de 1970, para registrar a guerra que até hoje é registrada pelo cinema norte-americano como uma das maiores batalhas do século XX.

É de Gervásio a foto do ex-presidente Juscelino Kubitschek acenando com a cartola para o povo na inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960. Na ditadura, foi preso e, em uma das ocasiões, dividiu a cela com o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes (avô do ex-governador Eduardo Campos, ambos mortos).

Fotógrafo oficial de Tancredo Neves, Gervásio fez com exclusividade, a clássica e última foto do presidente, acompanhado da equipe médica do Hospital de Base do Distrito Federal, em que ele aparece sentado de pijama e roupão.

Nada escapava à câmera dele, muito menos bastidores, assim registrou raridades de Getúlio Vargas, Tancredo Neves, José Sarney, Fernando Henrique Cardoso até o começo dos anos 2000, Luiz Inácio Lula da Silva.

Foram sete copas do mundo e 16 concursos de miss universo, quando as moças com corpos perfeitos e vestidos recatados paravam o país e as autoridades para acompanhar quem seria a eleita.

*Matéria alterada às 12h13 para corrigir título e informação. Diferentemente do publicado, Gervásio Baptista tem 95 anos, e não 96 anos. Ele nasceu em 1923.

Edição: Armando Cardoso

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
O presidente Jair Bolsonaro fala à imprensa no Palácio da Alvorada
Política

Bolsonaro nomeia mais dois membros para a Comissão de Ética Pública

A comissão é composta por sete integrantes que tem mandato de três anos, permitida uma única recondução.

Geral

Prefeitura do Rio de Janeiro autoriza volta de eventos corporativos

De acordo com a prefeitura, até o momento as avaliações permitiram a antecipação de três setores da economia: os shoppings, o comércio de rua e agora os eventos de negócios.

Outbreak of the coronavirus disease (COVID-19), in Sao Paulo
Geral

São Paulo interdita 75 bares nos primeiros dias de abertura noturna

Além do horário, a fiscalização também tem observado se estão sendo colocadas mesas na calçada. A desinterdição deve ser solicitada na subprefeitura da região.

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real,Cédulas do real
Economia

IGP-M sobe 1,46% na primeira prévia de agosto

Nos primeiros dez dias de julho, a taxa ficou em 1,18%. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) respondem pela aceleração do IGP-M na prévia do mês.

Testes para detecção do Covid-19
Esportes

Covid-19: Corinthians recusa Einstein após atraso com exames do Goiás

Jogo ontem (9) foi suspenso em cima da hora devido a resultados positivos no Esmeraldino. Timão anuncia que recorrerá a "laboratório de confiança"  usado no Estadual. 

Sala de aula
Educação

Alunos do ensino médio público voltam às aulas presenciais no Amazonas

Cerca de 110 mil estudantes de 123 escolas da rede pública do estado devem retornar às salas de aula. Distanciamento social, uso correto de máscaras e aferição de temperatura são medidas obrigatórias.