logo Agência Brasil
Geral

Após AVC, quadro de saúde de Ziraldo permanece inalterado

Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 29/09/2018 - 15:07
Rio de Janeiro
O escritor Ziraldo em tarde de autógrafos na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anhembi.
© Rovena Rosa/Agência Brasil

O quadro de saúde do cartunista e escritor Ziraldo, 85 anos, permanece inalterado, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico na última quarta-feira (26), no Rio de Janeiro.

De acordo com o boletim divulgado hoje (29) pela equipe médica do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, “o paciente permanece internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e seu estado de saúde segue estável”.

O mural gigante Última Ceia, pintado em 1967 por Ziraldo, que estava encoberto na antiga casa de show Canecão, será restaurado pela UFRJ e aberto à visitação pública a partir de abril (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Ziraldo permanece internado em um hospital do Rio       (Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil)

Humor

Ziraldo é uma pessoa de bem com a vida, segundo relato dos seus amigos. Seu permanente bom humor, os cabelos brancos e sua coleção de coletes são a marca registrada do cartunista e escritor.

Ziraldo foi um dos fundadores do extinto jornal O Pasquim. Ao lado de Millor Fernandes, Jaguar e Tarso de Castro, entre outros, o tabloide semanal foi uma referência na luta pela democracia nos anos 1970.

Em 2013, Ziraldo ficou internado por dois dias para fazer um cateterismo, em Frankfurt, na Alemanha. Ele passou mal enquanto participava da Feira Internacional do Livro.