Presos no Rio acusados de extorquir dinheiro de motoristas

Publicado em 27/02/2019 - 19:32 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Em uma grande operação, coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos, a Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nesta quarta-feira (27), oito pessoas, acusadas de integrar uma organização criminosa especializada em extorquir de dinheiro motoristas de transporte alternativo. O grupo atuava nos bairros de Bangu, Santa Cruz e Campo Grande, na zona oeste da cidade.

Enrtre os detidos na Operação Irmandade, cinco estavam com prisão preventiva decretada pela Justiça e três foram presos flagrante pelos crimes de posse de arma de fogo e organização criminosa. Foram apreendidas duas armas de fogo, rádios comunicadores, telefones celulares e um veículo roubado, além de anotações relacionadas às atividades da organização.

De acordo com o delegado Alexandre Herdy, durante as investigações, ficou comprovada a obrigatoriedade do pagamento semanal à organização de um valor imposto pela organização aos motoristas de transporte alternativo que trabalhavam nos pontos explorados pela quadrilha. Aqueles que não pagassem o valor imposto eram proibidos de circular nessas linhas de transporte alternativo.

“A investigação mostrou que os motoristas que praticavam qualquer espécie de irregularidade ou atraso nos pagamentos eram punidos e obrigados a doar cestas básicas. Além disso, eles eram impedidos de trabalhar enquanto a cobrança não fosse paga”, acrescentou o delegado Herdy..

Um dos presos na ação é o militar do Corpo de Bombeiros Rogério Frazão Ribeiro, que passou a ser investigado em 2018, por suspeita de ter ajudado na fuga de um dos integrantes da quadrilha, durante operação da Polícia Civil. Na ação, Lenilson Barros Soares conseguiu fugir, deixando para trás um fuzil calibre 7.62, colete balístico similar ao utilizado pela Polícia Civil, calças e coturnos de uso militar, além de carregadores de pistola, munição, e um veículo clonado. Lenilson foi preso, posteriormente com uma pistola Glock, calibre .40, com numeração raspada e adaptada com kit rajada, além de três carregadores e de munição para pistola automática.

Outro preso na operação foi Renato Alves de Santana, apontado como um dos líderes da organização criminosa, que atua principalmente na comunidade do Campinho, em Campo Grande. Santana foi preso no bairro de Paciência, na zona oeste, na localidade conhecida como Sete de Abril.

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Avião de pequeno porte
Geral

Anac autoriza táxi-aéreo a vender assento individual

As empresas de táxi-aéreo aptas a fazer esse serviço estão listadas no sistema Voe Seguro, e podem ser consultadas no site da Anac. As regras foram publicadas no Diário Oficial da União.

 Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Prossegue combate a incêndio florestal na Serra dos Órgãos

Hoje é o quarto dia consecutivo que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro atua no combate ao incêndio florestal de grandes proporções no Parnaso.

medicina, hospital, centro cirúrgico, pacientes, tratamento, internação, equipamento hospitalar
Educação

Governo de SP autoriza retomada dos cursos na área da Saúde

Segundo o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, o objetivo da volta das atividades em cursos da área de saúde é "garantir a formação médica”.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, durante aula magna sobre o tema Educação e Democracia: Perspectiva 2018, na abertura do curso da pós-graduação Lato Sensu em Democracia, Direito Eleitoral e Poder Legislativo.
Justiça

Fux convoca audiência sobre horário de funcionamento de tribunais

A reunião está prevista para 2 de outubro e será mais uma tentativa de resolver o conflito que envolve advogados e os tribunais.

Saúde

Pesquisadores desenvolvem tecido capaz de matar o vírus da covid-19

O tecido está sendo produzido no Laboratório de Engenharia de Superfícies da Coppe/UFRJ e tem por objetivo oferecer maior proteção aos profissionais da área de saúde.

70th Anniversary Grand Prix
Esportes

Mercedes é a mais rápida em treinos para GP dos 70 anos da F1

Em Silverstone, equipe alemã faz dobradinha, com Hamilton em primeiro e Bottas em segundo. Australiano Daniel Ricciardo surpreende e fica com terceira melhor marca.