logo Agência Brasil
Internacional

Trump eleva para 25% as tarifas sobre importações de aço e alumínio 

Decisão cancela isenções para países como Canadá, México e Brasil
Reuters
Publicado em 10/02/2025 - 20:17
Washington 
U.S. President Donald Trump signs an executive order in the Oval Office of the White House in Washington, U.S., February 10, 2025. Reuters/Kevin Lamarque/Proibida reprodução
© REUTERS/Kevin Lamarque/Proibida reprodução
Reuters

O presidente norte-americano, Donald Trump, decidiu aumentar substancialmente as tarifas sobre as importações de aço e alumínio nesta segunda-feira, cancelando isenções e cotas isentas de impostos para os principais fornecedores, Canadá, México, Brasil e outros países, em uma medida que pode aumentar o risco de uma guerra comercial em várias frentes.

Trump assinou proclamações que elevaram a taxa tarifária sobre as importações de alumínio para 25% em relação aos 10% anteriores que ele impôs em 2018 para ajudar o setor em dificuldades. Sua ação restabelece uma tarifa de 25% sobre milhões de toneladas de importações de aço e alumínio que estavam entrando nos EUA com isenção de impostos sob acordos de cotas, isenções e milhares de exclusões de produtos.

As proclamações foram extensões das tarifas de segurança nacional da Seção 232 de Trump em 2018 para proteger os fabricantes de aço e alumínio. Uma autoridade da Casa Branca disse que as isenções haviam corroído a eficácia dessas medidas.

*É proibida a reprodução deste conteúdo