Muzema: Familiares e amigos tentam agilizar liberação de corpos no IML

Publicado em 15/04/2019 - 15:14 Por Vinícius Lisboa - repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Familiares e amigos de vítimas dos desabamentos na Muzema, na zona oeste do Rio, estão desde o fim de semana no Instituto Médico Legal (IML), no Rio de Janeiro, para agilizar a liberação dos corpos e permitir os sepultamentos. 

Um dos casos é o de Hilton Berto Rodrigues Souza, cujo corpo foi retirado dos escombros na madrugada de sábado (13). Até o fim da manhã de hoje (15), a liberação do corpo dependia de a Secretária de Segurança do Maranhão, onde ele nasceu, enviar a segunda via de sua identidade para a Polícia Civil do Rio. O documento chegou ao IML no fim da manhã, e a família espera que a liberação possa ocorrer até amanhã de manhã. 

Além do corpo dele, estão no IML o da mulher, Maria de Nazaré Sodré, e o do filho mais velho, Hilton Guilherme Sodré Souza, de 12 anos. 

Na família, a única sobrevivente foi Isabele, de 4 anos. A prima de Hilton Berto, Marinês Rodrigues de Sousa, conta que a menina teve apenas ferimentos leves porque seu pai conseguiu descer com ela antes de o prédio colapsar totalmente. Hilton Berto, então, teria voltado ao apartamento ajudar a mulher e o outro filho. 

Os três foram encontrados juntos nos escombros, mas apenas Hilton Guilherme estava com vida no momento do resgate. O adolescente morreu horas depois, no Hospital Municipal Miguel Couto. "Meu primo deve ter sentido algum estalo ou alguma coisa, porque ele desceu com a Isabele, correndo, e subiu", diz Marinês "Ela sofreu arranhões no rosto, mas foi bem superficial".

O amigo de infância de Hilton Berto, Roberval Ferreira, está no IML desde sábado tentando agilizar a liberação dos corpos, que serão levados para o Maranhão. "A gente quer agilizar para diminuir o sofrimento da família lá. Se a gente aqui fica nesse sofrimento, imagina a família lá [no Maranhão]", disse. 

Por volta das 12h, chegou ao IML o corpo da mulher encontrada nos escombros na manhã de hoje. Familiares chegaram logo depois, acompanhados de assistentes sociais da prefeitura do Rio, e preferiram não falar com a imprensa. 

Uma amiga de Zenilda Bispo de Amorim, outra vítima, também tentava resolver os trâmites para liberação do corpo dela e do filho, Juan Bispo Amorim, de 10 anos, até o início da tarde de hoje. Depois de passar a manhã no IML, Roseane foi até um cartório da Barra da Tijuca buscar o que faltava da documentação. 

Equipes que atuam na busca e resgate de pessoas após o desabamento dos dois prédios na comunidade da Muzema, continuam as buscas
Equipes que atuam na busca e resgate de pessoas após o desabamento dos dois prédios na comunidade da Muzema, continuam as buscas - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Edição: Sabrina Craide

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Soccer Football - Brasileiro Championship - Palmeiras v Corinthians - Pacaembu Stadium, Sao Paulo, Brazil - November 9, 2019   Palmeiras' Bruno Henrique celebrates scoring their first goal   REUTERS/Rahel Patrasso
Esportes

Rivais divergem sobre testes da covid-19 antes de final do Paulistão

Com time confinado, Corinthians dispensa exames para detectar a presença do novo coronavírus. Palmeiras contesta posição do rival.

Brenda Castillo, líbero, Sesi Vôlei Bauru
Esportes

Sesi Bauru e Montes Claros América investem pesado em reforços

 A renomada líbero dominicana Brenda Castillo retorna ao time paulista. Quem também está de volta é o experiente Tiago Brendle, de 34 anos, que fechou com o clube mineiro.

Comércio da cidade do Rio de Janeiro funciona com restrições
Saúde

Estado do Rio tem 168.064 casos de covid-19 desde início da pandemia

Desde ontem foram registrados 32 óbitos e 839 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O estado soma agora 13.604 mortes pela doença e 144.850 pacientes recuperados. 

Hospital de campanha do Maracanã no Rio de Janeiro
Justiça

Justiça do Rio impede fechamento de hospitais de campanha

Segundo secretaria, hospitais de São Gonçalo e do Maracanã estão abertos, mas sem pacientes por causa de vagas em unidades regulares da rede estadual.

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, fala à imprensa , após reunião com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada
Justiça

Defesa de Onyx assina acordo de não persecução penal com a PGR

Apesar do acordo fechado com a PGR, é necessário que o caso seja analisado pelo Supremo Tribunal Federal. Ministro-relator vai decidir se homologa acordo.

Hospital de campanha para vítima de Covid-19 em Santo André, São Paulo
Saúde

Covid-19: Brasil registra mais 561 mortes; total chega a 94.665

Doença atingiu 2,75 milhões de brasileiros; 69,5% já se recuperaram. Atualmente, 743.334 pacientes estão em acompanhamento.