Covid-19: SPTrans adota atendimento online para evitar filas

Usuário deve acessar site da SPTrans ou aplicativo CittaMobi

Publicado em 19/03/2020 - 11:48 Por Letycia Bond* – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A São Paulo Transporte (SPTrans) decidiu consolidar o serviço de agendamento on-line como medida de prevenção contra o novo coronavírus, evitando a formação de filas e controlando melhor o fluxo de pessoas. Com a mudança, a partir de hoje (19), todos os atendimentos presenciais no posto central serão feitos mediante pré-agendamento em ambiente virtual ou por telefone.

Para efetuar a marcação de horário, o usuário deve acessar o site da SPTrans ou o aplicativo CittaMobi, disponível para smartphones e tablets (sistema iOS ou Android). O usuário deverá chegar ao local dez minutos antes do horário marcado e apresentar aos atendentes o protocolo que o sistema irá emitir quando efetuar a marcação. No primeiro acesso, o usuário deve selecionar a seção “Ainda não tem uma conta? Cadastre-se” e preencher os campos obrigatórios, como nome, RG, CPF, e-mail, data de nascimento e telefone.

A partir da próxima segunda-feira (23), a marcação também será necessária para os atendimentos das unidades que funcionam nas subprefeituras. O procedimento deverá ser feito pelo site ou aplicativo.

Para as subprefeituras, há outra opção para efetuar agendamento: o telefone 156, do Descomplica SP. Como este programa abrange somente as subprefeituras do Butantã, Campo Limpo, Jabaquara, Penha, São Mateus e São Miguel, os atendimentos para esses locais poderão ser marcados através do canal telefônico.

Os horários disponíveis para agendamento são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Haverá uma tolerância de atraso de dez minutos. Caso o usuário falte, será necessária nova marcação.

Suspensão de meia tarifa para estudantes

Também a partir da próxima segunda-feira (23), fica suspensa a venda de meia tarifa para estudantes. A medida tem como respaldo o Decreto Nº 59.283, de 16 de Março de 2020, que determina a interrupção gradual das aulas na rede pública municipal de ensino. A SPTrans também suspendeu o envio de cartões de Bilhete Único Estudante para as escolas, tendo em vista que ficarão fechadas pelos próximos dias.

De acordo com a assessoria de imprensa da SPTrans, a cota de gratuidade de abril não será gerada, mas a cota que já foi disponibilizada e carregada no cartão poderá ser usada normalmente. Ou seja, tanto para a gratuidade quanto para a meia tarifa, os créditos já carregados no cartão continuam disponíveis para os estudantes.

Bilhete Único Especial PCD

A SPTrans definiu ainda que todos os cartões de Bilhete Único Especial PCD, para pessoas com deficiência, com data de validade a partir de 23 de março serão revalidados automaticamente por até 90 dias. Com isso, evita-se que tenham que comparecer presencialmente a um posto de atendimento.

Passageiros idosos

Em nota, a empresa defende que o passageiro idoso evite se dirigir aos postos de atendimento, uma vez que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus. Em razão disso, outra providência tomada pela SPTrans que deverá facilitar o atendimento é permitir que usuários idosos tratem de questões referentes ao Bilhete Único Especial Idoso pelo e-mail atendimento.idoso@sptrans.com.br. Através dele, poderão, inclusive, apresentar justificativa após bloqueio do cartão.

Caso o passageiro idoso deseje solicitar a primeira via do cartão, deverá anexar foto, documento de identificação oficial com foto (RG, CNH), CPF, comprovante do local de sua residência com no máximo 6 meses, com CEP (conta de luz, água, telefone) e informar o número de telefone para contato. Após o envio da documentação, deve aguardar o recebimento do cartão pelo correio, que ocorre dentro de um prazo de 20 dias.

 

Confira os serviços oferecidos em cada unidade:

Posto Central:

- primeira via ou renovação do Bilhete Único PCD;

- análise de bilhete bloqueado;

- bilhete com mau funcionamento;

- inscrição ou alteração de programação de viagem no serviço Atende+;

- justificativa de bilhete bloqueado por reconhecimento facial; e

- solicitação de aumento de cotas para estudantes.

 

Postos de atendimento nas subprefeituras:

- Exclusivo para pessoas com deficiência.

 

 

*Matéria ampliada às 14h05

Edição: Lílian Beraldo

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