Artistas se unem em defesa de indígenas ameaçados pelo coronavírus

Domingo também terá live das Alianças Francesas da América Latina

Publicado em 21/06/2020 - 11:50 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Um concerto que será transmitido ao vivo pela internet hoje (21), às 16h, reunirá artistas da música brasileira e internacional para apoiar os indígenas de florestas tropicais ameaçados pela pandemia do novo coronavírus.

Participarão artistas como Sting, Anitta, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Carlinhos Brown, Aurora, Maná, Manu Chao, Dani Lança, Gaby Amarantos, AnaVitória, Manu Gavassi, Toni Garrido, Falcão e Maria Gadú. Também participam da ação ativistas da causa como a modelo Gisele Bündchen e o fotógrafo Sebastião Salgado. 

A live é organizada pela Rainforest Foundation Fund, fundação de caridade dedicada à preservação da floresta tropical e à defesa dos direitos dos povos indígenas que vivem nessas regiões, por meio de suas organizações sediadas na Noruega, Reino Unido e Estados Unidos.

O evento será transmitido pelo YouTube e de outras plataformas digitais e arrecadará doações para o combate à covid-19 em áreas de floresta tropical e também em projetos de advocacia para apoio aos indígenas e comunidades locais.

Desde a sua fundação, a Rainforest Foundation da Noruega apoiou projetos de proteção de 13 milhões de hectares em terras indígenas em quatro continentes.

A live no Brasil tem direção geral de Pedro Paulo Carneiro, responsável pela curadoria junto com AnaLuisa Anjos e Maria Gadú.

Festa francesa

Hoje também as Alianças Francesas da América Latina e do Caribe promovem uma edição virtual especial com vídeos de apresentações musicais para celebrar o solstício de verão no hemisfério norte e a 39ª Fête de la Musique 2020 (Festa da Música 2020), data tradicional do calendário cultural francês. O evento acontece a partir das 17h, horário de Brasília, e se estende até as 23h, reunindo cerca de 60 artistas de 21 países da América Latina e Caribe, além de uma dezena de artistas franceses, em vídeos feitos em confinamento. 

Ainda neste domingo, serão abertas as inscrições para a 13ª edição do Festival da Canção Aliança Francesa 2020. O concurso gratuito, inédito na forma virtual, é aberto a cantores amadores e profissionais e será transmitido ao vivo nas redes sociais das Alianças Francesas. Poderão participar maiores de 18 anos. Não é necessário o domínio da língua francesa. O importante, segundo os organizadores, “é caprichar na interpretação e na pronúncia”. Cada candidato só poderá se inscrever uma vez com uma música, sendo vedada a utilização de pseudônimos. Serão julgados os quesitos de afinação; ritmo; interpretação; pronúncia; encenação; e originalidade. As inscrições são gratuitas. O regulamento pode ser conferido no portal.

Edição: Aline Leal

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Hospital de Campanha de São Gonçalo é inaugurado
Justiça

Rio: Justiça intima Witzel a manter aberto hospital de campanha

Justiça intimou o governador e o secretário de saúde a cumprir, em 48 horas, ordem judicial de manter em operação o  Hospital de Campanha de São Gonçalo.

Saúde

Trevo de Xapetuba inaugura novo trecho de rodovias interestaduais

O trecho fica na divisa entre os municípios mineiros de Uberlândia e Monte Alegre de Minas. Mais de R$ 190 milhões serão investidos no entrocamento entre as BRs 365 e 452.

Brasília - O Conselho Superior do Ministério Público Federal autorizou hoje a prorrogação dos trabalhos da Operação Lava Jato, no Rio de Janeiro (José Cruz/Agência Brasil)
Justiça

PGR recorre de decisão que impediu acesso a dados da Lava Jato

No agravo, o vice-procurador geral, Humberto Jacques de Medeiros, pede que o ministro do STF Edson Fachin reveja sua decisão ou leve o caso para julgamento na Corte.

 

Fachada da Caixa Econômica Federal
Política

Bolsonaro publica MP que trata de reorganização societária da Caixa

MP é o primeiro passo para o desinvestimento e alienação de ativos da Caixa e tem objetivo de diminuir a atuação do banco em setores considerados não estratégicos.

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus
Saúde

Covid-19: Fiocruz recebe R$ 100 milhões para produção de vacina

A doação feita por um grupo de empresas privadas será usada no aprimoramento das instalações da Fiocruz que vai fabricar a vacina contra a covid-19.

Sala de aula
Economia

Prefeitos querem flexibilizar pagamento mínimo da educação em 2020

Proposta foi apresentada ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pela  Frente Nacional de Prefeitos. Objetivo é empenhar valores para os próximos anos.