Corpus Christi: veja o que funciona no feriado de hoje em Brasília

Principal avenida da capital, W3 Sul hoje terá recreação

Publicado em 11/06/2020 - 08:00 Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou ponto facultativo para servidores públicos nesta sexta-feira (12). Com isso, o dia de Corpus Christi, celebrado hoje (11), valerá como um feriado prolongado para toda a administração pública direta e indireta local, com exceção das áreas de saúde, segurança pública, vigilância sanitária, comunicação, assistência social e órgãos de fiscalização do consumidor, além do Serviço de Limpeza Urbana, da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística e Receita do governo do DF - GDF.

Os responsáveis por unidades de outros setores que prestem alguma atividade considerada essencial deverão adotar uma escala que garanta a prestação ininterrupta dos serviços.

Uma série de serviços sofrerá alterações durante o feriado. É o caso do metrô, que, de hoje a domingo, funcionará das 7 horas às 19 horas. Em razão da pandemia da covid-19, os usuários só podem viajar se estiverem usando máscara de proteção, obrigatória em qualquer área pública e coletiva.

Brasília 60 Anos- Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Catedral de Brasília terá hoje duas missas para celebrar o feriado de Corpus Christi   (Marcello Casal Jr- Agência Brasil)

Também devido ao risco da doença, a Arquidiocese de Brasília cancelou a procissão do Corpus Christi, que acontece todos os anos na Esplanada dos Ministérios, onde fica a Catedral de Brasília. 

Duas missas vão ser celebradas hoje na Catedral: uma às 10h30, outra às 18 horas. Para participar, os interessados deverão incluir seus nomes na relação organizada por meio do site da Catedral ou do telefone (61) 3224-4073.

Tal como no restante do país, agências bancárias não funcionarão nesta quinta-feira. Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que contas que vençam hoje poderão ser pagas, sem multas, no primeiro dia útil subsequente. Durante o feriado, apenas terminais de autoatendimento dos bancos funcionarão normalmente.

Parques abertos hoje

Dezoito parques do Distrito Federal autorizados a funcionar desde o início do mês estarão abertos à visitação das 6h às 21h de hoje. Entre eles, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek; os parques ecológicos do Lago Norte e da Asa Sul; Olhos D'Água; do Paranoá; do Gama e Ezequias Heringer, no Guará. Bastante procurado pelo público, o Jardim Botânico de Brasília permanece fechado para os visitantes, sem previsão de data para reabrir.

Eixão do Lazer volta a ter atividades

O Governo do Distrito Federal - GDF - aproveitará o Corpus Christi para reativar, hoje, o chamado Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário de Brasília, projeto suspenso desde o início de abril visando evitar aglomerações. 

Em nota, o GDF afirmou que a retomada do Eixão do Lazer faz parte de um “projeto de ocupação da via para atividades de lazer e caminhada aos domingos e feriados”. 

E a avenida W3 Sul ficará fechada ao tráfego de veículos das 6 horas às 18 horas desta quinta-feira para a prática de atividades esportivas e de recreação. 

Na W3 Sul, o trânsito será interrompido entre as quadras 502/702 Sul e 516/716 Sul. Com isso, todos os ônibus que passam por essa via serão desviados para as vias W4 e W5 a partir das 6 horas da manhã. Como em outros feriados, os ônibus circularão de acordo com a habitual escala de domingo.

 

Edição: Kleber Sampaio

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Prefeito de Duas Barras, no Rio, morre vítima da covid-19

Equipe médica relatou que o político estava em franca recuperação, mas apresentou febre na tarde de ontem. Embora tenha sido medicado, não resistiu.

Logotipo do Google é exibido dentro de um prédio de escritórios em Zurique, Suíça.
Internacional

Google transforma smartphones Android em sensores de terremotos

"Estamos no caminho certo para enviar alertas de terremotos onde quer que haja smartphones", disse Richard Allen, diretor do laboratório sismológico da Universidade da Califórnia em Berkeley.

A Polícia Federal e a Receita Federal
Geral

PF e MPF cumprem mandados contra fraudes no fundo de pensão Postalis

A Operação Rebate investiga lavagem de dinheiro e aquisição de joias, metais e pedras preciosas pagos com dinheiro em espécie, por valores superiores a R$ 45 milhões.

leito hospitalar
Saúde

Senai já entregou mais de 2 mil respiradores recuperados a hospitais

Balanço da instituição mostra que 2.007 equipamentos foram entregues a instituições de saúde em 336 municípios de 24 estados e no Distrito Federal.

 A Secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta, durante solenidade de Celebração do Dia Internacional da Juventude, no Palácio do Planalto.
Política

Jayana Nicaretta é exonerada da Secretaria Nacional da Juventude

Portaria com a exoneração de Jayana do cargo, a partir de 7 de agosto deste ano, está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.

Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern
Internacional

Covid-19: Nova Zelândia põe maior cidade em lockdown após 102 dias

Primeira-ministra Jacinda Ardern disse que Auckland entrará no nível três de restrições, a partir do meio-dia dessa quarta-feira (12), por "precaução". Moradores terão de ficar longe do trabalho e da escola.