Problema em Furnas causa queda de energia em municípios do Rio

Apagões atingiram cidades da regiões metropolitana e dos Lagos

Publicado em 02/10/2020 - 20:44 Por Vladimir Platonow – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Um problema em subestações de Furnas no estado do Rio de Janeiro causou falta de energia em diversos municípios fluminenses nesta sexta-feira (2). Milhares de clientes foram afetados, em vários municípios da região metropolitana e da Região dos Lagos.

Em nota, Furnas disse que houve falha nos equipamentos de três subestações: Rocha Leão, em Rio das Ostras; Imbarie, em Caxias, e São José, em Belford Roxo. “Os técnicos da empresa estão no local, os equipamentos foram isolados e a recomposição do sistema já começou. As causas da ocorrência estão sendo apuradas”, explicou a estatal.

A Enel Distribuição Rio informou que a falha no sistema de Furnas afetou o fornecimento de energia nos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Duque de Caxias, Teresópolis, Niterói, São Gonçalo e a Região dos Lagos.

Segundo a Enel, por volta das 20h30, cerca de 90% dos clientes já estavam com o fornecimento de energia normalizado.

Água

A Companhia Estadual de Água e Esgotos (Cedae) informou que a falta de energia afetou o sistema de abastecimento Imunana-Laranjal, que ficou fora de operação. Foi prejudicado o abastecimento de água dos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, parte de Maricá e Ilha de Paquetá.

“A Cedae já entrou em contato com a concessionária e aguarda o restabelecimento da energia. A Companhia vai retomar a captação e produção de água imediatamente após a conclusão do serviço por parte da Enel”, disse a companhia.

A capital do Rio registou nesta sexta-feira calor de 43,6 graus Celsius, segundo o Sistema Alerta Rio. O excesso de calor leva a um aumento no consumo de energia, provocado pelo uso intensivo de aparelhos de ar condicionado, tanto nas residências quanto no comércio e nos escritórios.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias