Hoje é dia: semana lembra Holocausto, trabalho escravo e bossa nova

Relembre fatos e datas da semana de 24 a 30 de janeiro de 2021

Publicado em 24/01/2021 - 09:14 Por Leyberson Pedrosa - Brasília

A semana começa com comemorações a personalidades artísticas e lembranças ao Dia da Bossa Nova, em homenagem ao nascimento de Tom Jobim. Na área dos direitos humanos, existem duas datas marcantes em memória às vítimas do Holocausto e de combate ao trabalho escravo no Brasil. Esses e outros eventos da semana entre 24 e 30 de janeiro podem ser encontrados listados na tabela abaixo.

Confira a lista de datas aqui

Confira todas as efemérides de janeiro de 2021 aqui

Combate ao trabalho escravo e o extermínio

Todo dia, semana, mês e ano são períodos para não esquecer das consequências do nazismo e das vítimas do Holocausto. A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 27 de Janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Nessa data, em 1945, as tropas soviéticas liberaram o maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, na Polônia.

Somente neste campo, entre 1,3 milhão e 3 milhões de pessoas foram exterminadas. No ano passado, a Agência Brasil fez uma reportagem especial para relembrar a descoberta de Auschwitz (clique na imagem à esquerda para reler a matéria).

O portão de entrada de Auschwitz ainda guarda até hoje os dizeres: "o trabalho liberta". Esta frase era o que primeiro avistavam judeus e dissidentes do nazismo enviados ao campo de concentração, rumo ao trabalho escravo e à morte desumana. Já no Brasil, já são mais de 132 anos desde a abolição da escravatura e ainda hoje existem milhares de situações análogas ao trabalho escravo.

De acordo com dados apurados pela Agência Brasil, somente o Ministério Público do Trabalho (MPT) tem  1,7 mil procedimentos de investigação dessa prática e de aliciamento e tráfico de trabalhadores em andamento.

A  data 28 de janeiro foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Análogo ao Escravo, em alusão ao assassinato de auditores fiscais em 2004, em Unaí (MG). As vítimas apuravam denúncias de trabalho escravo em fazendas da região, quando foram assassinadas. O episódio ficou conhecido como a Chacina de Unaí. Os mandantes do crime foram condenados, mas continuam recorrendo em liberdade 17 anos depois.

Ainda no campo trabalhista, no dia 24 de janeiro é comemorado o Dia da Previdência Social. A data foi escolhida em virtude da publicação da Lei Eloy Chaves, que instituía a base do sistema previdenciário brasileiro e entrou em vigor em 24 de janeiro de 1923. Em 2019, a Agência Brasil publicou um especial sobre a história da aposentadoria no Brasil (leia clicando aqui).

Personalidades musicais e Dia da Bossa Nova


Estátua de Tom Jobim no Rio de Janeiro. Dia da Bossa Nova é comemorado em 25 de janeiro - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Beth Goulart é compositora, cantora e atriz e comemora no dia 25 de janeiro seus 60 anos de vida. Não bastasse a trajetória que diz por si só, ela é filha de pioneiros da televisão brasileira, Paulo Goulart, morto em 2014, e de Nicette Bruno, que morreu em decorrência do covid-19 em 20 de dezembro.

Em 2016, Beth conversou com a Rádio Nacional sobre o espetáculo “Simplesmente eu, Clarice Lispector”. Vale a pena ouvir a conversa novamente:

Também no dia 25 comemora-se o Dia da Bossa Nova, em homenagem ao nascimento do compositor Tom Jobim. A história deste ritmo musical foi detalhada em matéria especial veiculada pelo Portal EBC, publicada em 2018, em ocasião dos 60 anos de criação do gênero. Cantando a meia voz e acompanhando somente por seu violão, João Gilberto inaugurou a bossa nova, que ganhou com letras poéticas de Vinicius de Moraes e a melodia sofisticada de Tom Jobim. 

Em 2019, o Caminhos da Reportagem convidou os telespectadores a conhecer diferentes histórias da bossa nova. Assista:

No meio internacional, o músico britânico Phil Collins completa sete décadas de vida no dia 30 de janeiro. Apesar de ter tocado em diferentes banda, entre elas o grupo Gênesis, os principais sucessos de Collins surgiram na carreira solo.

Músicas como In The Air Tonight (1981), Easy Lover (1984) e One More Night marcam o auge do cantor. Foi Phil Collins que acabou criando o Dia Mundial do Rock ao sugerir, no palco, que a data do Festival Live Aid, realizado em 13 julho de 1994, fosse lembrada como o Dia Mundial do Rock.

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados (24 a 30 de janeiro de 2021)

24 a 30 de janeiro
24

Nascimento do cantor estadunidense Neil Diamond (80 anos)

O sismo mais mortal da história, o sismo de Shaanxi, atinge a província de Shaanxi, na China. Houve cerca de 830.000 mortes (465 anos)

Dia da Previdência Social - a data é uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923, que instituía a base do sistema previdenciário brasileiro, por meio da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias

25

Nascimento da cantora, compositora e atriz fluminense Elizabeth Miessa, a Beth Goulart (60 anos)

Nascimento do cantor e compositor fluminense Milton de Oliveira (105 anos) - em 1954, teve gravadas pelo cantor e radialista César de Alencar, então no auge do sucesso de seu programa na Rádio Nacional, o baião O casamento da filha do Tomás e a marcha No Japão é que é bom, com Haroldo Lobo

Dia do Carteiro - a data resgata a memória da criação em 25 de janeiro de 1663 do Correio-Mor no Brasil, cujo primeiro titular foi Luiz Gomes da Matta Neto, que já era o Correio-Mor do Reino, em Portugal

Dia da Bossa Nova

Inauguração do Elevado Presidente João Goulart, nomeado anteriormente Elevado Presidente Costa e Silva, e popularmente conhecido como Minhocão (45 anos)

26

Morte do escritor e diplomata maranhense Graça Aranha (90 anos)

27

Nascimento do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (265 anos)

Morte do compositor de óperas italiano Giuseppe Fortunino Francesco Verdi (120 anos)

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Dia Internacional do Conservador Restaurador

Criação da Fundação Cultural de Brasília (60 anos)

Fundação da Candangolândia (RA XIX) (65 anos)

28

Lançamento do Plano Cruzado (35 anos)

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo - a data relembra a chacina cometida em Unaí - MG da equipe de auditores que estava indo investigar uma denúncia de trabalho escravo numa fazenda local

Dia Internacional da Privacidade de Dados

29

Nascimento do ex-jogador de futebol e político fluminense Romário de Souza Faria (55 anos)

Morte da atriz paulista Geórgia Gomide (10 anos)

Dia da Visibilidade Trans

30

Nascimento do músico britânico Philip David Charles Collins, o Phil Collins (70 anos)

Dia do Quadrinho Nacional

Dia da Saudade

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias