União e solidariedade é uma solução para empreendedoras

Caminhos da Reportagem conta histórias de mulheres empreendedoras

Publicado em 14/11/2021 - 10:45 Por EBC - Brasília

Quase a metade dos empreendedores brasileiros são mulheres, sendo que 4 em cada 10 dessas mulheres começam os seus negócios sem capital. O acesso ao crédito é um dos principais problemas e a solução encontrada por muitas delas passa pela união e a solidariedade. O Caminhos da Reportagem deste domingo (14) vai mostrar algumas dessas histórias no estado do Rio de Janeiro. 

Em Madureira, zona norte do Rio, a Feira das Brecholeiras reúne mulheres que vendem roupas e brinquedos usados embaixo do viaduto do bairro, em frente à calçada da Cufa (Central Única das Favelas). São 120 mulheres, a maioria microempreendedoras individuais, que contam com o apoio da Cufa e lançaram até um cartão com o nome “Brecholeiras”. 

“É um cartão pré-pago,  aceito em qualquer loja, farmácia, mas que tem o nome “Brecholeiras”, o  que é mais orgulho para que a gente seja identificada de uma outra forma, como empreendedoras do evento”, conta Michelle Rey, uma das administradoras da Feira das Brecholeiras. 

Os empreendimentos liderados por mulheres cresceram cerca de 40% durante esse período de pandemia, mas por “necessidade”, devido a perda de empregos, informou  Ana Fontes, presidente da Rede Mulher Empreendedora.

Em Atafona, distrito de São João da Barra, norte fluminense, o programa vai mostrar a cooperativa Arte Peixe, formada por mulheres esposas e filhas de pescadores, na sua maioria. A partir de cursos de capacitação e da ajuda de um engenheiro de alimentos, elas investiram em inovação e produzem hambúrguer, linguiça e outros produtos feitos com peixe e camarão.   

“Normalmente o pescador trazia o peixe, camarão, e a mulher limpava esse pescado em casa para  ele vender”, contou Fernanda Pires, presidente da cooperativa. “Com esse trabalho, nós agregamos valor e deixamos de ser ajudantes do pescador para nos tornarmos empreendedoras da pesca”,disse. 

No segundo bloco, o programa traz ainda empreendimentos que usam a tecnologia em prol da comunidade, como as startups de impacto social. Em Brasília, o Caminhos da Reportagem foi conhecer o empreendedor Jorge Júnior, proprietário da startup Trampay,  que oferece serviços de suporte para entregadores e motoristas de aplicativo em vários estados do Brasil.  Já a equipe de São Paulo, gravou com o empreendedor social Thiago Vinícius.  Ele é o responsável pelo Empório “Organicamente Rango” que visa democratizar o acesso de alimentos orgânicos na periferia da cidade. 

O programa vai ar neste domingo (14) às 20h na TV Brasil. Clique aqui, para saber como sintonizar a TV Brasil em canal aberto, parabólica e por assinatura.

A íntegra do Caminhos da Reportagem também fica disponível no site do programa.

Ficha técnica:

Agradecimentos: Prefeitura de São João da Barra (RJ), André França (imagens de Atafona), 
Reportagem: Aline Beckstein
Edição de texto: Aline Beckstein
Edição de imagens: Eric Gusmão, Leonardo Lamad
Videografismo: Julia Gon
Produção: Aline Beckstein, Luciana Góes
Imagens: Gabriel Penchel
Auxiliar técnico: Felipe Messina
Apoio DF: Alexandre Souza, André Rodrigo Pacheco, Gracielly Bittencourt, Sigmar Gonçalves
Apoio SP: José Vicente Figueira, Maurício Aurélio, Pedro Gomes, William Sales

Últimas notícias