Hoje é Dia: Dom Pedro II, o último imperador do Brasil

Confira as principais datas da semana entre 5 e 11 de dezembro

Publicado em 05/12/2021 - 09:20 Por Thiago Guimarães - Estagiário da Agência Brasil* - Brasília

O Hoje é dia destaca, nesta semana de 5 a 11 de dezembro, o aniversário de morte de Dom Pedro II, o último imperador do Brasil. Além disso, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 deste mês, é uma marca no estabelecimento do direito à igualdade entre todos. 

Dom Pedro II, o último imperador do Brasil

Neste 5 de dezembro de 2021, completa-se 130 anos da morte de Dom Pedro II, o último imperador Brasil. Dom Pedro II esteve à frente do império por 49 anos, entre 1840 e 1889. Ele ficou conhecido como grande incentivador das artes, da educação e da ciência. Ofereceu, inclusive, bolsas para brasileiros estudarem no exterior.

A história do último imperador do Brasil começa quando Dom Pedro I, seu pai, volta à Europa quando o seu filho e herdeiro do trono brasileiro tinha apenas cinco anos de idade, podendo Dom Pedro II assumir o trono somente em 1843, quando ele atingisse a maioridade. No entanto, tendo em vista que o Brasil passava por um período ruim na Regência, foi dado o Golpe da Maioridade, fato que possibilitou que Dom Pedro II ascendesse ao título de imperador em 1840, com apenas 14 anos de idade.

O seu reinado foi marcado pela Guerra do Paraguai e por uma crise política, mais ao final do período monárquico. No dia 15 de novembro de 1889 a República foi proclamada por José do Patrocínio, com o apoio do marechal Deodoro da Fonseca. Dessa forma, a família real recebeu o pedido para sair do Brasil. Dom Pedro II, junto à sua família, partiram do país em 17 de dezembro de 1889. Ele nunca mais pisou no Brasil e faleceu em decorrência de uma pneumonia enquanto morava na França, em 1891.

Em 2019, o programa Na Trilha da História da Rádio Nacional narrava a trajetória do monarca.

120 anos de Walt Disney 

Também no dia 5 de dezembro, o grande desenhista, empresário, produtor e fundador da empresa que leva o seu nome, Walt Disney faria 120 anos em 2021. Dono de um talento ímpar como produtor cinematográfico, Walt criou diversos personagens que ainda se fazem presente no imaginário de qualquer pessoa. O “Mickey Mouse” é um exemplo muito claro disso. Walt Disney nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 5 de dezembro de 1901 e faleceu em 1966 na cidade de Los Angeles, aos 65 anos.

Em 2018, o História Hoje lembrava os 117 anos de nascimento do cineasta, produtor e roteirista de animação Walt Disney. Clique no player para ouvir:


 

Já em 2016, o programa Caderno de Música, da MEC FM, fazia essa homenagem ao criador da Disneylândia e seus famosos personagens.

230 anos sem Mozart 

Ainda num 5 de dezembro, só que em 1791, faleceu, com 35 anos, Wolfgang Amadeu Mozart, músico e compositor austríaco. Mozart ficou conhecido, principalmente, pela composição Eine Kleine Natchtmusik, lançada no ano de 1787. O compositor, ao final de sua vida, compunha muitas obras e ganhava bastante dinheiro com isso, mas gastava na mesma medida. Dessa maneira, Mozart, mesmo com toda a sua importância para a música, foi enterrado sem muita grandiosidade. Mesmo assim, a sua memória se mantém viva por meio de suas músicas.

O programa Partituras, da TV Brasil, exibiu uma apresentação da Orquestra Rio Sinfônica, realizada em 2020, com a principais peças de Mozart.

Luta contra a corrupção 

Em 9 de dezembro é comemorado o Dia Internacional de Luta contra a Corrupção. A data lembra a assinatura por diversos países da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção que foi, precisamente, no dia 9 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. O intuito do documento é fortalecer a cooperação entre todos países participantes para o combate aos males da corrupção.

A data vem lembrar que a corrupção afeta toda a sociedade em si. Aqui no Brasil, a Controladoria Geral da União (CGU) é a responsável por acompanhar a implementação da Convenção e de outros compromissos assumidos pelo país no combate à corrupção.

Em 2017, o programa Em Conta, da Rádio Nacional, citava alguns casos que marcaram o país e contextualizava como foi criada a data.

Dia Internacional dos Direitos Humanos 

O Dia Internacional dos Direitos humanos é comemorado desde 1950 em memória da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948. Após duas guerras mundiais, a resolução pretende, por meio da Declaração, delimitar ideais que enfatizam o respeito ao ser humano.

Em 2020, o telejornal Repórter Brasil lembrou sobre a importância da data principalmente em tempos de pandemia. Na ocasião, a Declaração Universal completava 72 anos.

Dia Internacional dos Direitos dos Animais 

O Dia Internacional dos Direitos dos Animais é comemorado no dia 10 de dezembro desde 1998. Esse dia é importante para a conscientização das pessoas a respeito da vida e dos direitos dos animais, inclusive sobre uma nova estrutura familiar com a inclusão dos pets. A relação de amizade entre os homens e os animais não é dos tempos modernos, desde o período rupestre já se via esse tipo de convívio.

Ultimamente, o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, em conjunto com o Dezembro Verde, vem reafirmar a necessidade da discussão a respeito dos maus-tratos aos animais e a criação de leis contra tais atos. 

Em 2020, o programa Tarde Nacional conversou com a professora e fundadora do Núcleo de Direitos Animais (NEDAI), da Universidade de Brasília, Elen Geraldes. O grupo reúne mais de 30 pesquisadores e entidades ligadas ao tema. 

*Com supervisão de Alessandra Esteves

 

Confira na tabela do Hoje é Dia outros fatos e datas que marcaram a semana

5 a 11 de Dezembro de 2021
5

Morte do Imperador Dom Pedro II (130 anos)

Nascimento do desenhista, empresário e produtor estadunidense Walt Disney (120 anos)

Morte do compositor austríaco do período clássico Wolfgang Amadeus Mozart (230 anos)

Nascimento do escritor, político e ativista baiano Carlos Mariguella (110 anos)

Nascimento do cantor fluminense Sílvio de Lima, o Silvinho (90 anos) - conhecido como O Rei do Bolero e da Seresta, foi cantor na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro

Invasão Coritinana (45 anos) - o Maracanã recebeu o confronto entre Fluminense x Corinthians, válido pela semifinal do Campeonato Brasileiro do referido ano. Por se tratar de um jogo único e como forma de reação a uma provocação do então presidente tricolor Francisco Horta, mais de mil ônibus com torcedores da equipe paulistana vieram para o Rio de Janeiro – obrigando, inclusive, o Detran a criar uma operação especial para o tráfego na Rodovia Presidente Dutra, que liga os 2 estados

Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social - comemoração instituída pela ONU na Resolução nº A/RES/40/212 de 17 de dezembro de 1985

Dia Mundial do Solo - comemoração instituída em agosto de 2002 no 17º Congresso Mundial da União Internacional de Ciências do Solo para marcar a data do nascimento do rei tailandês, Sua Majestade Bhumibol Adulyadej, que veio ao mundo em 5 de dezembro de 1927, e que é tido como responsável por muitas atividades em prol do avanço da ciência do solo e pela proteção do solo

Dia Nacional da Pastoral da Criança - comemoração instituída pela lei nº 11.583 de 28 de novembro de 2007; tem por fim, marcar a data da fundação da Pastoral da Criança no Brasil, que se deu em 5 de dezembro de 1983, a partir de um programa experimental, lançado na localidade brasileira de Florestópolis-PR, pela iniciativa da médica pediatra e sanitarista brasileira, Zilda Arns Neumann, com o apoio do então Arcebispo da cidade brasileira de Londrina-PR, Dom Geraldo Majella Agnelo

6

Morte do político gaúcho e ex-presidente do Brasil João Goulart, o Jango (45 anos)

Nascimento do cantor fluminense Emílio Santiago (75 anos)

Morte do músico, cantor e compositor maranhense João do Vale (25 anos)

Getúlio Vargas apresenta o projeto de criação da Petrobrás (70 anos)

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres - comemorado no Canadá e ratificado no Brasil pela Lei nº 11.489 de 20 de junho de 2007

Dia Nacional do Extensionista Rural

7

Dia Internacional da Aviação Civil - comemoração instituída em 1994 na Resolução A29-1 da Assembléia da Organização Internacional de Aviação Civil que foi ratificada pela ONU em 1996, para marcar a data da assinatura da Convenção sobre a Aviação Civil Internacional ; tem o propósito de gerar e reforçar a consciência mundial sobre a importância da aviação civil internacional no desenvolvimento social e econômico dos Estados

8

Nascimento do sertanista paulista Cláudio Villas-Bôas (105 anos) - junto com seus irmãos Orlando e Leonardo, projetou-se na política indigenista brasileira

Dia da Justiça - comemorado por brasileiros conforme Decreto-Lei nº 8292 de 5 de dezembro de 1945, que então declarou feriado para efeitos forenses o dia 8 de dezembro, e que a partir daí, passou a ser consagrado à Justiça no Brasil, sendo ratificado mais tarde no Inciso 4º do Artigo Nº 62 da Lei nº 5.010 de 30 de maio de 1966

Inauguração da Avenida Paulista (130 anos)

9

Dia Internacional de Comemoração e Dignidade das Vítimas de Genocídio e Prevenção deste Crime - data reconhecida pela ONU

Dia Internacional de Luta contra a Corrupção - comemoração instituída pela ONU na Resolução A/RES/58 / 4 de 31 de outubro de 2003, para marcar a data da assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção que foi firmada por mais de 110 países em 9 de dezembro de 2003 na cidade mexicana de Mérida, e que foi ratificada no Brasil pelo Decreto Legislativo nº 348 de 18 de maio de 2005 e promulgada para os brasileiros pelo Decreto Executivo nº 5.687 de 31 de Janeiro de 2006

Dia da Criança Especial

10

Nascimento do diretor, ator, compositor e diretor musical fluminense Hamilton Vaz Pereira (70 anos)

Morte do general e ditador chileno Augusto Pinochet (15 anos)

Ocorre a primeira cerimônia do Prêmio Nobel, em Estocolmo (120 anos)

Presidente Nelson Mandela assina uma nova Constituição e põe fim ao Apartheid na África do Sul (25 anos)

Dia do Palhaço

Dia Internacional dos Direitos Humanos - comemorado no dia da aclamação e proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948

Dia Internacional dos Direitos Animais - criado há 20 anos pela ONG inglesa Uncaged, visando chamar atenção para a necessidade de inclusão de todos os animais como sujeitos morais, de direito, capazes de sentir e sofrer

11

Morte da arquiduquesa da Áustria e Imperatriz Consorte do Império do Brasil, Maria Leopoldina de Áustria, primeira esposa de D. Pedro I (195 anos)

Nascimento da atriz porto-riquenha Rita Moreno (90 anos)

Morte do ator e apresentador de TV fluminense Rodolfo Bottino (10 anos) - apresentou por quase uma década a série Gema Brasil da TVE RJ

Morte do compositor, caricaturista e desenhista fluminense Antônio Nássara (25 anos)

Fundação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) (75 anos)

Dia Internacional das Montanhas - comemoração instituída pela Assembléia da ONU, na Resolução nº 57/245 de 20 de dezembro de 2002, com especial apoio da UNESCO

Dia Nacional das APAES - comemoração no Brasil, que foi estabelecida pela Lei nº 10.242 de 19 de junho de 2001; tem por fim marcar a data da Fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de Janeiro, ocorrida em 11 de dezembro de 1954, como a 1ª APAE do Brasil, pela iniciativa de um grupo, congregando pais, amigos, professores e médicos de excepcionais

Dia Nacional do Tango na Argentina

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias