PF faz ação contra desvio de recursos da saúde no interior do Rio

Operação Skal é feita em Barra do Piraí e outros municípios da região

Publicado em 15/12/2021 - 08:12 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Policiais federais cumprem hoje (15) quatro mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão em uma operação que investiga desvio de recursos públicos federais no município de Barra do Piraí, no sul fluminense. Segundo a Polícia Federal (PF), as investigações encontraram indícios de desvios de dinheiro aplicado em obras realizadas em hospitais locais.

As investigações da Operação Skal, palavra escandinava usada para brindar, começaram em 2018. De acordo com a PF, servidores municipais atuaram em conjunto com empresas para desviar recursos públicos, principalmente por meio de hospitais privados que atendem à população por meio de convênio com o governo local.

Os repasses que estão sendo investigados superam os R$ 6 milhões. Entre os alvos da operação estão servidores do alto escalão da Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Piraí, funcionários de hospitais conveniados ao Poder Público, além de empresas de outras regiões do estado. Eles responderão por peculato, corrupção passiva e associação criminosa.

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Barra do Piraí, Vassouras, Magé, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e Rio de Janeiro.

Em nota, a prefeitura de Barra do Piraí informou que confia na Justiça e na atual equipe de sua Secretaria de Saúde. “Não houve qualquer pedido para explicações anteriores sobre tais denúncias, para defesa prévia nos autos processuais. Além disso, as obras foram realizadas, bem como os repasses feitos de forma transparente e com total lisura e respeito ao erário público”, diz a nota.

A prefeitura informou também que as investigações podem ter cometido um equívoco, já que, segundo o município, existem registros e planilha “que comprovam a regularidade das obras”.

A prefeitura está aguardando o desenrolar dos fatos mas vai afastar, como medida protocolar, os agentes supostamente envolvidos, até que se concluam as investigações.

Matéria alterada para atualização em 15/12/2021 às 12h32

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias