SNCT 2021: ministro Marcos Pontes fala sobre iniciação científica

Evento ocorre até o dia 10 de dezembro com palestras e apresentações

Publicado em 06/12/2021 - 18:59 Por Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 06/12/2021 - 20:10

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, falou hoje (6) sobre as principais atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2021. Em entrevista ao programa A Voz do Brasil - que tem um estúdio especial montado na feira -, Pontes falou sobre a divulgação científica no Brasil e as atividades e inovações tecnológicas desenvolvidas no ministério.

Sobre a pandemia de covid-19, o ministro informou que o programa Rede Vírus - Comitê que reúne especialistas, representantes de governo, agências de fomento do ministério, centros de pesquisa e universidades com o objetivo de integrar iniciativas em combate a viroses emergentes - montou uma exposição que informa os visitantes sobre todas as iniciativas brasileiras de combate à pandemia. De testes de diagnóstico à produção de vacinas e ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs), os profissionais presentes na SNCT explicam detalhes de como as tecnologias trazidas para o Brasil foram aproveitadas e adaptadas, e como o país pretende se colocar como exportador de vacinas até 2022

O ministro falou ainda sobre as atividades e oficinas lúdicas da SNCT 2021, que foram formuladas para atrair a atenção de crianças e adolescentes e instigar a curiosidade científica “Atividades lúdicas pegam desde o pequeninho até os adultos. Temos oficinas de computação, de robótica. Precisamos transformar o conhecimento em notas fiscais. Como essas coisas [ciência e tecnologia] se transformarão em trabalho, emprego e oportunidades. E aqui temos muitas soluções interessantes”, disse.

Assista na íntegra:


Destaques do dia

Ministério das Comunicações divulga ações em estande na SNCT 2021

O Ministério das Comunicações inaugurou hoje (6) o espaço de exibição e visitação criado na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2021, que ocorre de 3 a 10 de dezembro em Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.
» Leia mais

Saúde inaugura terceiro centro de sequenciamento do Genomas Brasil

O Ministério da Saúde inaugurou nesta segunda-feira (6) o terceiro centro de sequenciamento do programa Genomas Brasil. Segundo a pasta, a proposta é sequenciar o DNA de brasileiros para ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças raras e complexas, como câncer e doenças cardiovasculares.
» Leia mais

Urso de espécie rara e ameaçada é recebido em Brasília

Um exemplar do urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) - a única espécie da família Ursidae que tem como habitat natural a América do Sul - foi recebida ontem (5) pelo Zoológico de Brasília para fins de reprodução em cativeiro. A fêmea, chamada Liz, pesa 60 quilos e veio de Salvador para encontrar Ney, um macho de 12 anos que vive na capital federal desde 2017.
» Leia mais

*Matéria em atualização.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Últimas notícias