logo Agência Brasil
Geral

Evento debate propostas sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Ocorrerá na Marina da Glória, na cidade do Rio de Janeiro
Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 09/07/2022 - 15:05
Rio de Janeiro
Escultura de onda feita com resíduos reciclados na Glocal Experience, que debate propostas dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, na Marina da Glória.
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Um encontro, que começou hoje (9), na cidade do Rio de Janeiro, discutirá propostas para um futuro sustentável do planeta. A condução das conversas da Glocal Experience, que será realizada até o próximo dia 16, terá como base os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) indicados pelas Nações Unidas (ONU) para 2030.

O evento, na Marina da Glória, foi aberto com a Expo, que terá uma agenda de diálogos, a qual incluirá discussões sobre temas como clima, combate ao racismo e liderança feminina, além de uma série de atividades culturais.

A agenda cultural terá atividades infantis, como horta caseira, mosaico, tintas naturais e o Espaço Criança. Também estão previstas sessões de cinema, oficinas, apresentações de dança e música.

A instalação Eggcident, do holandês Henf Hofstra, representa ovos fritos pelo aquecimento global na Glocal Experience, que debate propostas dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, na Marina da Glória.
A instalação Eggcident, do holandês Henf Hofstra, representa ovos fritos pelo aquecimento global na Glocal Experience, que debate propostas dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, na Marina da Glória. - Fernando Frazão/Agência Brasil

Quem for à Marina da Glória também verá instalações artísticas como 17 cubos grandes sobre cada um dos ODS, a “Onda de Resíduos” (uma onda de três metros de altura composta por lixo) e a “Eggcident” (que traz ovos fritos pela quentura do planeta).

Entre os dias 13 e 16, será realizada a conferência principal da Glocal Experience, com representantes do governo, universidades, empresas privadas e ativistas, que será dividida em quatro eixos: água, clima, energia e resíduos.

“A principal potência de um evento é promover encontros de pessoas diferentes que encontram convergência a partir da sua capacidade de ouvir e de falar. A Glocal Experience se propõe a ser um lugar onde as pessoas se juntam para entender os desafios para construir o planeta que nós desejamos”, explica o diretor-geral do evento, Rodrigo Cordeiro.

Escultura do Cristo Redentor em material reciclado na Glocal Experience, que debate propostas dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, na Marina da Glória.
Escultura do Cristo Redentor em material reciclado na Glocal Experience, que debate propostas dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, na Marina da Glória. - Fernando Frazão/Agência Brasil

A ideia é, a partir da Glocal Experience, formar um grupo com representantes da sociedade para discutir possíveis futuros com base na realidade atual. “A Glocal é um projeto perene, que começa agora em julho e não tem data para acabar”, afirma Cordeiro. “A sustentabilidade é quase sempre uma pauta que fica para o futuro. O que a gente quer provocar é uma call to action [convocação para agir] para que essas ações comecem hoje”.

O conteúdo deste evento ficará na internet. As discussões deste primeiro ciclo da Glocal Experience seguem até o fim de 2022, com a definição de três pactos de convergência de ação envolvendo todos os setores, visando reintegrar e reimaginar territórios rumo a 2030.

Conheça os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no site da ONU..